Tonho propõe reunião para discutir novo sistema de ligação da EDP Bandeirante

Após receber inúmeras críticas de moradores, sobretudo, de bairros na região da Vila Santa Margarida, o vereador Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho (foto), decidiu propor uma reunião entre colegas de Casa e representantes da EDP Bandeirante em breve. Na realidade, o parlamentar elaborou um requerimento em forma de ofício convidando o pessoal institucional da empresa concessionária para esclarecer o novo sistema de ligação da rede elétrica. O pedido foi aprovado na sessão ordinária, na terça-feira, dia 14.

Além disso, deverá ser discutido no futuro encontro a colocação de postes nas calçadas fato que tem motivado uma onda de queixas por parte dos munícipes. Afinal de contas, de acordo com Tonho, existem informações dos próprios moradores que a instalação de postes foi feita justamente na entrada da casa. Com isso, os habitantes podem estar enfrentando dificuldades até mesmo para acessar as garagens. “Enfim, são questões que precisam ser esclarecidas pelos representantes da EDP Bandeirante”, diz.

Para Tonho, o novo sistema de posteamento começou a ser implantado na região da Vila Santa Margarida há cerca de sete meses. Além disso, o modelo permite a leitura à distância, ou seja, remota e impossibilita a ligação direta por consumidores, evitando assim os chamados “gatos”. O vereador deixou claro que acredita na eficiência da nova modalidade que inclusive não admite atraso no pagamento, porém, lamentou a falta de comunicação prévia pela companhia concessionária de energia elétrica.

Já o vereador Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ni, afirmou que o sistema foi colocado primeiro em prática na Vila Jamil e coincidência ou não parece que tem contribuído para queimar lâmpadas de LED recém-instaladas pela Prefeitura Municipal. Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho, também relatou problemas apontados por moradores criticando a nova maneira de medição à distância e, principalmente, a colocação de postes em frente às residências.

Trava

Segundo a EDP Bandeirante, o sistema de medição centralizada (foto) é um conceito fundamental que preserva a individualização da leitura do consumo de energia, o controle à distância e combate ao desperdício, isto é, o furto. Ainda, de acordo com a empresa, caso alguém tente fazer uma ligação clandestina em qualquer parte do poste, o sistema desligará todas as luminárias da suposta rua. Assim, o tempo de reparo do problema é de, no mínimo, 30 dias, o que termina causando um transtorno a todos os moradores.

Por Pedro Ferreira, em 15/02/2023.