Em comemoração ao Dia da Consciência Negra feito, anualmente, em 20 de novembro, o vereador (foto-centro) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, foi homenageado com uma placa de honra ao mérito pela Câmara Municipal de Poá. A cerimônia ocorreu na quinta-feira, dia 27, à noite e agraciou ainda mais 16 personalidades em sua maioria locais por seus relevantes serviços prestados em defesa da luta contra o preconceito e a igualdade racial. A comenda foi entregue pelo vereador Luiz Antônio Soares de Oliveira (PDT), o Tonho de Calmon e pelo ativista, Honório Costa. Em Poá, o Dia da Consciência Negra existe desde 1994.
Na solenidade, acompanhado de familiares e amigos, Tonho disse que o recebimento do diploma de honra ao mérito pelo Poder Legislativo poaense significa um momento muito especial para a sua vida pessoal e pública. Para ele, o Dia da Consciência Negra representa, especialmente, uma data simbólica para que seja refletida a situação do povo afrodescendente, no Brasil, mas, o que vale mesmo é o ser humano tratar sempre o seu próximo com respeito às diferenças em todos os sentidos. Em nome da família, Tonho agradeceu a concessão da comenda pela edilidade poaense.
“Em suma, devemos sempre fazer o melhor pela sociedade em geral”, aponta Tonho. Em Ferraz de Vasconcelos, ele é o autor da lei que instituiu o feriado do Dia da Consciência festejado desde novembro do ano passado, mas, o vereador alertou que a data não pode e não deve ser considerada apenas como uma oportunidade de descanso, ou seja, para ir à praia ou outro qualquer tipo de lazer. Segundo ele, a vida é um desafio diário e, portanto, tudo precisa ser feito conforme determina o convívio social. Por sua vez, o histórico de cada homenageado, em Poá, possui atos de superação.
Na cidade, o vereador ferrazense também é o mentor da lei nº 3.109, de 14 de março de 2012 que criou o Fórum Municipal para Discussão da Liberdade Religiosa e Cidadania que ocorre todos os anos no mês abril em parceria com a Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (Ablirc), de São Paulo. Já em Poá, o evento em homenagem a representantes afrodescendentes que destacam-se em defesa da igualdade racial é feito em conjunto entre a Câmara Municipal e o Conselho Municipal da Comunidade Negra, presidido por Honório Costa. O presidente da Câmara de Poá, Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá agradeceu a presença de todos no evento.
Por Pedro Ferreira.