Ao visitar o local, na semana passada, o vereador Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho (foto), encontrou diversas falhas na estrutura física da sede do Conselho Tutelar (CT), na Rua Carlos Gomes, 235, no centro da cidade. Em razão disso, o parlamentar requereu providências à Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos. O documento com esse propósito foi aprovado em única discussão na sessão ordinária, na terça-feira, dia 30.
Nele, Tonho questiona o Palácio da Uva Itália para que informe a Câmara Municipal sobre os planos que possui para resolver os problemas relacionados à falta de manutenção da estrutura física do prédio do órgão e, ao mesmo tempo, qual o prazo previsto para a execução das obras. Agora, o Poder Executivo tem até 15 dias para responder à Casa sobre as demandas apresentada pelo vereador, a partir do recebimento do requerimento.
De acordo com o relato de Tonho, a sede do Conselho Tutelar vem sofrendo com a ausência de grades de proteção (foto), com rachaduras nas paredes, arquivos jogados, a fiação elétrica exposta e falta de segurança. Afinal de contas, o espaço já foi vítima de diversos furtos ocorridos, sobretudo, aos finais de semana. Além disso, o vereador denunciou que a entidade não tem uma sala reservada para o atendimento ao público, ou seja, os conselheiros recebem pais e crianças sem o mínimo de privacidade.
Para Tonho, trata-se de um órgão municipal importante e, portanto, não pode continuar sendo abandonado pelo poder público local. “Por outro lado, além de padecer com as falhas estruturais e de segurança pública, tendo inclusive computadores furtados por meliantes, a sede do Conselho Tutelar (foto) também está sendo invadida pela copa das árvores. Enfim, algo precisa ser feito com urgência para pelo menos minimizar os problemas enfrentados pela unidade”, concluiu o vereador.
Eleição
Em 1º de outubro deste ano, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza a eleição para escolher democraticamente os cinco conselheiros titulares e seus respectivos suplentes. A lista dos postulantes deverá sair no dia 16 deste mês. No dia 9 de julho próximo, os mais de 40 candidatos inscritos farão uma prova de conhecimentos específicos como, por exemplo, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O resultado será publicado no dia 19 de julho.
Por Pedro Ferreira, em 02/06/2023.