O correto seria que o cidadão usar sempre da boa educação e, com isso, agir de maneira gentil cedendo o assento de ônibus coletivos a pessoas idosas, com deficiência, obesas, gestantes ou a mães portando crianças no colo, porém, no dia a dia, infelizmente, não é isso que acontece. Por isso, o vereador (foto) Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury, decidiu apresentar um projeto de lei destinando todas as poltronas preferenciais, em Ferraz de Vasconcelos.
No momento, o texto do parlamentar socialista lido na última sessão ordinária, na segunda-feira, dia 09, tramita nas comissões competentes e da Procuradoria Jurídica da Casa. De acordo com a matéria, caso seja aprovada e depois sancionada pelo Poder Executivo, a empresa concessionária Radial será obrigada a afixar avisos nos ônibus contendo o número da presente lei em local de fácil visualização pelos por seus passageiros.
Neste caso, a mensagem teria os seguintes dizeres: “Todos os assentos deste veículo, por força de lei municipal, são de uso preferencial por idosos, obesos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas acompanhadas por criança de colo”. Em contrapartida, essa determinação só passaria a valer após 60 dias da promulgação da norma pela administração da cidade. Na atualidade, os assentos prioritários ficam situados somente na parte da frente dos coletivos.
Em compensação, o Poder Executivo teria um prazo de 30 dias para regulamentar a lei no que couber. O vereador Edson Cury disse que está muito confiante na aprovação do seu projeto de lei pelo plenário da Câmara Municipal, no entanto, a votação da matéria ainda não tem data marcada para ocorrer. “Por tratar-se de um assunto que diz respeito a uma grande parte da sociedade, acredito que os meus colegas vão concordar com a nossa proposta”, conclui Edson Cury.
Por Pedro Ferreira.