Tenório apoia a luta de moradores do Sitio Paiolzinho

Vereador Luiz Tenório (1º esq) conversando com moradores do Raspadão e com o técnico da Sabesp, Valdemir Luz (1º dir)Encravado bem no pulmão do bairro do Cambiri, em Ferraz de Vasconcelos, o Sítio Paiolzinho, popularmente, conhecido como o Raspadão, continua à espera de obras de infraestrutura (pavimentação) e de saneamento básico, isto é, de rede coletora de água e esgoto. A luta de moradores do bairro que também avança no território poaense conta com o apoio do vereador ferrazense, Luiz Tenório de Melo (PR). Na quinta-feira, dia 18, o parlamentar (1º esq) visitou o local e conversou com habitantes que aguardam ansiosos a chegada de tais serviços essenciais.

Na ocasião, Luiz Tenório estava acompanhado do técnico da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Valdemir de Assis Luz, justamente, para tratar da questão relacionada à possível regularização do fornecimento de água encanada e de rede coletora de esgoto, no bairro. Segundo Valdemir Luz, a empresa tem interesse em investir no Raspadão, no entanto, o assunto não depende apenas da boa vontade, mas sim, de um conjunto de fatores que precisam ser resolvidos, de preferência, por Ferraz e Poá.

Segundo ele, trata-se de um problema social e, portanto, é fundamental ter a união das duas prefeituras para, com isso, facilitar o atendimento a justa reivindicação de moradores. Por sua vez, para poder construir a rede de água e esgoto, a Sabesp necessita do aval da Promotoria Pública local, já que, o Raspadão não encontra-se ainda legalizado. Além disso, para viabilizar a obra se faz necessário fazer um levantamento junto à administração de Ferraz para saber o número exato de casas localizadas nas Ruas Maria Dias Maciel, Wesley de Abreu e Maria Caetano de Abreu.

Vereador LUiz Tenório (esq) com o técnico da Sabesp, Valdemir Luz“Como envolve os dois municípios, o ideal seria o fechamento de uma parceria”, diz o técnico da Sabesp (1º dir). Ainda, de acordo com ele, o pedido para instalação da rede de água e esgoto até já existe, contudo, o processo permanece parado, exatamente, por esperar a regularização fundiária do Raspadão. Morador no antigo no bairro, o aposentado Djalma José Luiz disse que a obra seria uma vitória de todos. Já Luiz Tenório promete continuar insistindo na solução do impasse perante os setores competentes. Ele inclusive aventa a possibilidade de procurar apoio político de Poá.

Por Pedro Ferreira.