Sujeira e matagal em terreno público invadem quintal de casa na Vila Pereira

Uma área pública abandonada situada na Rua Paulo Falleiros do Nascimento está tirando o sono de um morador vizinho, porém, residente na Rua Novo Milênio, na Vila Pereira, em Ferraz de Vasconcelos. Na prática, o imóvel institucional se transformou num verdadeiro lixão a céu aberto e matagal e, com isso, acabou derrubando uma parte do muro de proteção no quintal (foto) da casa de um munícipe.

Na segunda-feira, dia 27, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) visitou o local. Na ocasião, o petista estava acompanhado do secretário municipal de Obras, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos. Em resposta a reclamação do morador, o titular da pasta prometeu que vai providenciar o restante do muro de proteção que caiu, mas não disse um prazo de quando a obra será executada pelo setor competente da municipalidade.

Além disso, o vereador e o secretário conversaram com um morador supostamente prejudicado com a construção de uma rede coletora de esgoto nos fundos do imóvel localizado no final da Rua Novo Milênio em 2015. A obra precisou ser autorizada pelos proprietários de terrenos, já que a via pública possui a chamada “soleira invertida”, ou seja, não tem queda de água para a rua.

Presente no local, após o convite de Claudio Ramos (1º dir), um representante (3º esq) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) fez uma avaliação prévia da situação alegada pelo morador, no entanto, não forneceu uma resposta oficial sobre o problema. Para ele, o caso exige um estudo técnico mais aprofundado, assim como de um parecer jurídico de advogados da empresa.

Em suma, as partes vão ter que buscar uma solução amigável ou até mesmo o cidadão afetado ingressar com uma ação no poder judiciário para tentar assegurar os seus direitos ou não. O munícipe afirmou que a sua residência apresenta rachaduras e, portanto, ele teme que o imóvel possa cair. Em contrapartida, o técnico da Sabesp acredita ser muito difícil que a obra feita no local seja a responsável pelas fissuras na casa.

Por Pedro Ferreira, em 28/06/2022.