Squizato quer incentivo para comerciantes ampliarem calçadas como áreas de convivência

De olho na vanguarda de cidades brasileiras como, por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o vereador ferrazense Claudio Roberto Squizato (PL) decidiu propor a Prefeitura da cidade que incentive então a instalação dos chamados “Parklets”, por comerciantes, ou seja, ampliações da calçada que oferecem oportunidades para os clientes usufruírem como áreas de convivência coletiva. A sugestão com essa finalidade foi lida e discutida na sessão ordinária desta terça-feira, dia 14.

De acordo com o documento, no último século, o desenvolvimento urbano e econômico das cidades cresceram de maneira notória e, portanto, exigem intervenções cada vez mais objetivas das autoridades competentes. Na prática, o poder público em geral precisa estimular a criação de grandes centros comerciais e empresariais, porém, devem garantir, ao mesmo tempo, espaços públicos de convivência e recreação. E, neste caso, a região central da cidade se enquadra perfeitamente neste cenário.

Por isso, Claudio Squizato (foto) acredita que seja muito importante a adoção de uma política pública de intervenção urbana em Ferraz de Vasconcelos que permita proporcionar, especialmente, nos principais polos comerciais e empresariais o mínimo de estrutura de convivência coletiva e recreação. Ainda, segundo ele, essa modalidade de estímulo poderá inclusive ser feita sem nenhum custo para o erário público. Enfim, a municipalidade preservaria o interesse público e atenderia os anseios da comunidade.

Para tanto, basta o governo local autorizar a implantação de “Parklets” de forma temporária em calçadas ou em vias públicas, de preferência, nas mais movimentadas da cidade. Em todo caso, esse tipo de plataforma (foto) sobre área antes ocupada pelo estacionamento da via poderá ser equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, bicicletário ou outros elementos de ornamentação com o intuito de viabilizar a convivência, a recreação ou outros espaços de interesse público.

Incremento

Com isso, a ideia é tornar o ambiente público mais acolhedor e eficiente para atender, sobretudo, o interesse público e fomentar o potencial de desenvolvimento econômico da cidade. Estima-se que os “Parklets” podem aumentar em até 14% as vendas por estabelecimentos comerciais. Em contrapartida, um dos obstáculos é o custo de instalação que varia em média de R$45 mil a R$55 mil. Além de preparar a indicação, Squizato também anexou uma minuta do projeto de lei versando sobre o assunto. Na verdade, a matéria precisa ser de autoria do Poder Executivo.

Por Pedro Ferreira, em 09/02/2023.