Squizato quer discutir a reabertura de base com comandante da PM

Contrário à desativação da base da Polícia Militar na Praça da Independência, no centro, o vereador Claudio Roberto Squizato (PSB) vai tentar convencer o atual comando da corporação na cidade a repensar a decisão adotada, em maio do ano passado. Para tanto, o socialista (foto) pretende agendar uma reunião, em breve, com o capitão, Ricardo José Muramoto, para discutir a possível reabertura da base.

Segundo ele, com o fechamento momentâneo da unidade aumentou a insegurança na região central de Ferraz de Vasconcelos para o completo desespero de moradores e comerciantes em geral. Ainda, na opinião do parlamentar, depois do fim das atividades da base construída, em 1998, a onda, sobretudo, de furtos acontece em plena luz do dia.

Para Claudio Squizato, a presença permanente de policiais no local era uma verdadeira referência para o cidadão ferrazense, porém, agora ficou apenas a sensação de insegurança pública. O vereador afirma ainda que o prédio (foto) passou por uma pequena reforma custeada por comerciantes e empresários e, portanto, o lugar estaria apto para abrigar novamente os soldados.

Em contrapartida, na época, o então comandante da 3ª Companhia situada na Vila Romanópolis e subordinada ao 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M), em Suzano, capitão Roberto Leandro da Cruz alegou que a base é inadequada, ou seja, não oferecia nenhum bem-estar aos próprios policiais e a população e, neste caso, seria fechada. Por isso, o patrulhamento passou a ser feito por uma unidade móvel.

                                               Palavra final

A estratégia de Claudio Squizato para conseguir êxito em sua cruzada para o retorno da base inclui também a apresentação de um requerimento ao atual comandante da 3ª Companhia, capitão Muramoto. O documento cobrando oficialmente uma resposta da corporação sobre o assunto poderá ser votado em única discussão na próxima segunda-feira, dia 23, a partir das 18h.

Por Pedro Ferreira, em 18/09/2019.