Squizato propõe campanha para orientar a população sobre a alimentação saudável

Por iniciativa do vereador e ativista da causa animal na cidade, Claudio Roberto Squizato (PL), está sendo proposta a criação da campanha de conscientização sobre a alimentação saudável chamada de “Segunda Sem Carne”. A medida faz parte de um projeto de lei lido na sessão ordinária, na terça-feira, dia 17. No momento, o texto tramita nas comissões permanentes do Poder Legislativo.

No fundo, a campanha de conscientização sobre a alimentação saudável visa incentivar a população, o comércio, a indústria, as escolas, os restaurantes, as lanchonetes e os estabelecimentos comerciais similares a substituírem o cardápio semanalmente às segundas-feiras. Enfim, trocarem o consumo de proteína animal por vegetal em todas as refeições tendo em vista os benefícios que tal atitude pode trazer à saúde em geral.

Na realidade, de acordo com a matéria, evitar comer carne um dia da semana contribuiria com à saúde da população, com a preservação da natureza e, sobretudo, com o bem-estar animal. Além disso, o texto prevê ainda que além estimular as crianças e os adolescentes no ambiente escolar a consumirem mais vegetais e, com isso, menos carne, o evento serviria também para discutir a importância da alimentação saudável.

Caso seja aprovado em dois turnos pelo plenário da Casa e depois sancionado pelo Palácio da Uva Itália, a proposta estabelece que o Poder Executivo ouvirá o Conselho Municipal de Alimentação e os nutricionistas da pasta da Educação para aderir à campanha “Segunda Sem Carne”. No Estado de São Paulo, as escolas já aboliram do cardáipio carnes um dia da semana.  O próprio Squizato (foto) ingere proteína animal e, portanto, não tem nada pessoal contra quem consume o produto.

Por Pedro Ferreira, em 20/05/2022.