Squizato expõe drama de merendeiras e cobra providências urgentes contra descaso

Sensibilizado com o drama das merendeiras terceirizadas que infelizmente apesar de cumprir a sua jornada de trabalho em dia estão sem receber até a presente data o pagamento de novembro da empresa Especialy, o vereador Claudio Roberto Squizato (PL) pediu informações a Prefeitura Municipal sobre o assunto, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 13. Simultaneamente, as funcionárias protestavam contra o descaso em São Paulo.

No requerimento aprovado em única discussão e, por unanimidade, o parlamentar quer que seja encaminhada a Casa cópia do contrato celebrado entre o Poder Executivo e a empresa Especialy, o valor do acordo e se os pagamentos à referida firma terceirizada se encontram em dia. Claudio Squizato (foto) cobra ainda cópias das notas fiscais e das respectivas quitações.

Além disso, o vereador solicita que o Poder Legislativo seja avisado se existe alguma apuração no âmbito do Palácio da Uva Itália, no tocante ao processo de fiscalização da execução contratual referente à falta de pagamento das profissionais terceirizadas, isto é, das merendeiras. Além dele, boa parte dos colegas também assinou o documento.

Na tribuna, o tema causou indignação dos parlamentares, entre eles, Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho, Roberto Antunes de Souza (Cidadania), Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, e Claudio Ramos Moreira (PT). Para eles, a empresa Especialy com sede no bairro do Tatuapé, na capital paulista, é culpada pelo calote às merendeiras e defenderam a desclassificação da empresa. Por outro lado, os patrões alegam que não têm dinheiro para honrar os compromissos.

Indícios

Em outubro passado, a Câmara Municipal já havia votado um requerimento de autoria do vereador Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, que, por sinal, já vislumbrava problemas na relação da firma terceirizada com os profissionais da merenda escolar da cidade. Em resposta, a Secretaria Municipal da Educação informou que a empresa disponibilizou 80 merendeiras e cinco nutricionistas para prestar serviços junto à pasta.

Por Pedro Ferreira, em 14/12/2022.