You are currently viewing Squizato apresenta moção de aplauso ao Dia Nacional do Samba

Squizato apresenta moção de aplauso ao Dia Nacional do Samba

Para não deixar a data passar no esquecimento, o vereador Claudio Roberto Squizato (PSB) elaborou uma moção de aplauso em homenagem ao Dia Nacional do Samba comemorado, em 02 de dezembro. O texto foi apresentado na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 9. Com isso, o tributo poderá ser votado em única discussão na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 16, a partir das 18h.

De acordo com o projeto em tramitação nas comissões competentes da Casa, a origem do samba está associada à mistura de elementos musicais herdados da África e da Europa pela cidade do Rio de Janeiro, no século 19. No fundo, o surgimento desse ritmo musical foi trazido para o Brasil por escravos africanos (batuques) e, na atualidade, é reconhecido no planeta por profissionais da música.

Em Ferraz de Vasconcelos, a influência do samba está presente no cotidiano de diversos artistas e compositores que lutam para difundir o ritmo musical abordando a dura realidade do povo brasileiro. Por outro lado, o vereador Claudio Squizato (foto) lamenta que a cultura musical, na cidade, não seja objeto de uma política pública, de fato, voltada para promover e reconhecer os talentos locais.

Na lista de homenageados estão os músicos Mark Willian Gomes, o Don Tigre, Carlos Eduardo de Assis Silva, o Edu Silva, Valdeli da Silva, o Billy da Nove, Israel José Santos, o Rael, Viviane Silva (Samba das Minas), Dominiqui Luiz da Silva, o cantor Dominiqui, Thiago Ribeiro de Novaes (grupo Art Loukura) e José Mathias Cernohovsky, o Alemão FV e o compositor Osmar Rodrigues dos Santos, o Osmar Terra.

Por Pedro Ferreira, em 10/12/2019.