Silas Faria vai propor vistoria no Viaduto Batista Camilo Neto

Com o objetivo de evitar o que aconteceu na capital paulista quando trecho de um viaduto na pista expressa da Marginal Pinheiros desnivelou-se, em novembro do ano passado, o vereador Silas Faria de Souza (PSD) teme que possa ocorrer algo semelhante com o Viaduto Vereador João Batista Camilo Neto, na Vila Santo Antônio, em Ferraz de Vasconcelos. Em razão disso, o parlamentar elaborou um requerimento cobrando informações oficiais a cerca da situação estrutural dos pilares da obra. O documento poderá ser votado na segunda-feira, dia 18, a partir das 18h.

Na sexta-feira, dia 08, Silas Faria (foto) que também é engenheiro civil visitou o citado equipamento. Na ocasião, apesar da aparência de que tudo encontra-se em perfeito estado de conservação, com o seu olhar de profissional pôde constatar alguns possíveis nos pilares de sustentação e, principalmente, a presença de ferragem exposta no teto (foto) da estrutura, ou seja, um sinal claro de infiltração. “Construído há mais de 30 anos, a obra segundo consta nunca passou por uma manutenção preventiva pelo setor competente da municipalidade”, diz Silas Faria.

Por sua vez, o mesmo tipo de preocupação também se estende para o Viaduto Ayrton Senna, no centro. Aliás, o último estudo técnico comprovando a necessidade de ações reparadoras ocorreu, em 2003, justamente, por solicitação do vereador Silas Faria. Na época, ele trouxe a cidade uma comissão de profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP). “No fundo, o nosso maior medo é que aconteça colapso tanto no da Vila Santo Antônio como no do centro e, com isso, Ferraz de Vasconcelos fique inviabilizado do ponto de vista de sua mobilidade urbana”, alerta.

Ele protocolou ainda requerimento a respeito da viável construção de barragens (piscinões) nas Ruas Guanabara, no centro, e Américo Trufelli, no CDHU e na Avenida Duque de Caxias, na Vila Romanópolis. As obras visam impedir enchentes. Silas Faria preparou também pedido de informações de como anda os estudos da revisão do Plano Diretor e da nova lei de uso e ocupação do solo, assim como, uma moção de aplauso ao deputado federal (foto) Marcos Pereira (PRB-SP) por ser eleito o primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Por Pedro Ferreira, em 13/02/2019.