Um grupo de servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos recebeu placa de moção de aplauso da Câmara Municipal (foto). O tributo é um justo reconhecimento aos relevantes serviços prestados a sociedade local. O texto do vereador Claudio Roberto Squizato (PSB) foi aprovado em única discussão, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 24.
A lista de homenageados inclui o médico Ricardo Galleti de Moraes, o enfermeiro Ricardo Aparecido Botião, a auxiliar de enfermagem Elizângela Nunes de Assis, a telefonista atendente de regulação médica Elisangela de Melo Silva, o motorista socorrista Ricardo Amaral dos Santos e a responsável pela administração Nadia Calixto dos Santos. “O tributo é uma forma de incentivar toda a equipe do Samu”, diz.
Para Claudio Squizato, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no cotidiano, o órgão continua cumprindo o seu papel de salvar vidas. “São verdadeiros heróis esses profissionais que atuam no Samu”, explica. A vereadora Roseli Aparecida Messias Ferreira (PRB), a Rose Fitness parabenizou o colega pela iniciativa e, ao mesmo tempo, também reconheceu a importância do pessoal do Samu.
Já o presidente da Câmara Municipal, Agílio Nícolas Ribeiro David (PSB) afirmou que tem conversado com o prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta para melhorar a estrutura do Samu. Para tanto, ele conta com o apoio do deputado estadual, Rodrigo Gambale (PSL) que inclusive prometeu apresentar uma emenda parlamentar para garantir a adequação na sede do órgão.
A reformulação do espaço físico situado na Rua Santa Catarina, 285, na Vila Romanópolis, é uma exigência do Ministério da Saúde para retomar o repasse mensal de cerca de R$140 mil para ajudar no custeio do Samu. O governo federal pede, por exemplo, a destinação de uma área adequada para o descanso da equipe médica. Hoje, para manter a unidade funcionando Ferraz investe em torno de R$250 mil mensais.
Elogiaram ainda o trabalho diário do Samu os vereadores Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha, José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz, Claudio Ramos Moreira (PT), Alexandre Barboza dos Santos (PDT), o Professor Xandão, Luiz Fabio Alves da Silva (MDB), o Fabinho e Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue. Para eles, o governo local precisa priorizar o Samu.
Por Pedro Ferreira, em 25/06/2019.