Secretário admite falhas na operação tapa-buracos

O secretário de Serviços Urbanos de Ferraz de Vasconcelos, Neudir Ferreira da Rocha (centro) admitiu erros na fiscalização da operação tapa-buracos na cidade realizada pela empresa CenterLeste. Segundo ele, a pasta não tem pessoal suficiente para acompanhar de perto o fechamento da buraqueira. Na prática, o cumprimento do contrato de 120 dias contados a partir de 14 de maio deste ano no valor de R$1,5 milhão ocorre por amostragem.

A declaração do secretário de Serviços Urbanos aconteceu durante reunião com um grupo de vereadores na manhã desta quinta-feira, dia 27, na Câmara Municipal, no centro. Na realidade, Neudir Ferreira compareceu a Casa por força de um requerimento aprovado no início de maio do corrente. A convocação partiu do vereador, Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue. Aliás, na audiência, o parlamentar fez críticas contundentes à falta de fiscalização de serviços contratados em geral.

Para ele (foto), não tem sentido o governo municipal licitar uma obra, pagar o compromisso em dia e depois não acompanhar o processo de execução da mesma.  No fundo, a bronca de Renatinho Se Ligue não se restringiu apenas a operação tapa-buracos nas principais vias públicas da cidade, mas também em relação á questão de falhas habituais na área de iluminação pública.  “Na verdade, não adianta trocar uma lâmpada e dois dias depois o local ficar às escuras como vem acontecendo. Não tem sequer um cronograma”, diz.

Na tentativa de melhorar o tapa-buraco, a administração estuda alterar o modelo de contratação, isto é, pretende comprar a massa asfáltica e terceirizar somente a mão de obra. A nova ata pode custar em torno de R$3 milhões.  O Executivo planeja ainda privatizar o trabalho de zeladoria.  Além disso, o governo local almeja fazer um concurso público, o que inclui a contratação de servidores para o setor de Serviços Urbanos. Por outro lado, não está descartada a criação de equipes de trabalho próprias para o fechamento de buracos.

Além de Neudir Ferreira, também estiveram no Legislativo os secretários de Governo, Lucas Pimenta, da Fazenda, Silvana Francinete da Silva e de Assuntos Jurídicos, Bruno Daniel da Silva da Oliveira. Por parte da Câmara Municipal, além de Renatinho Se Ligue, participaram da audiência o presidente (centro), Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB), Claudio Roberto Squizato (PSB) e Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha. Desiludido com o resultado da reunião, Renatinho Se Ligue agradeceu a presença de todos.

Por Pedro Ferreira, em 27/06/2019.