Secretária municipal promete que vai revitalizar o Beco Cultural ainda este ano

Criticado recentemente pelo vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, o abandono do Beco Cultural sob o Viaduto Ayrton Senna, na região central da cidade, parece que alcançou o seu objetivo, ou seja, a secretária Municipal da Cultura e Turismo, Ana Rosa Augusto (foto), anunciou que o espaço deverá ser revitalizado ainda este ano. Para ela, a reforma inclui, por exemplo, a construção de um muro e o conserto do palco permanente.

A notícia foi dada durante audiência pública para apresentação do balanço das atividades da pasta, no ano passado, na quarta-feira, dia 28, na Câmara Municipal. Ainda, de acordo com Ana Rosa, o objetivo é cuidar do local, isto é, promover mais eventos e, ao mesmo tempo, evitar que os moradores em situação de rua transformem o lugar em abrigo provisório, sobretudo, no período noturno.

Aliás, a propósito, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) fizeram uma blitz nos últimos dias, porém, os desabrigados insistem em continuar usando o espaço público. No fundo, o Beco Cultural parece hoje um depósito de lixo a céu aberto para descontentamento dos frequentadores, principalmente, aos finais de semana quando costumam ser ministradas aulas de dança no local.

Na opinião da secretária, não basta apenas limpar o Beco Cultural (foto), mas também conscientizar à população para não despejar entulhos, já que com frequência a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos faz a manutenção periódica do espaço, contudo, em pouco tempo, pessoas sem nenhum compromisso com o aspecto urbanístico da cidade voltam a jogar sujeira. Em 2022, Ferraz investiu mais de R$3,8 milhões em ações culturais.

Por Pedro Ferreira, em 30/03/2023.