Secretaria prepara eventos para comemorar aniversário da cidade

Apesar da falta de recursos humanos, a Secretaria da Cultura de Ferraz de Vasconcelos elabora evento comemorativo aos 66 anos de emancipação político-administrativa da cidade nos dias 12, 13 e 14 do mês que vem, no Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola. A programação inclui muita recreação, sobretudo, para a garotada, já que no dia 12 festeja-se o Dia da Criança e a apresentação de dança, música, orquestra, coral e palhaços.

A informação foi dada pelo titular da pasta, Élio Tonalezi durante a prestação de contas e gestão no primeiro semestre deste ano, nesta sexta-feira, dia 20, na Câmara Municipal, no centro. Na audiência pública (foto), além de falar das futuras atividades da Secretaria da Cultura, o secretário também apresentou um balanço dos trabalhos feitos nos primeiros seis meses do corrente, assim como, detalhou a lista de cadastro de artistas locais e de serviços contratados.

Além disso, Élio Tonalezi  (foto) destacou que foram investidos no período em torno de R$740 mil, de um orçamento anual de R$1,9 milhão. Do montante financeiro aplicado mais de R$550 mil são referentes à folha de pagamentos de servidores e seus respectivos encargos sociais. No total, segundo o Portal da Transparência, a pasta conta com 21 funcionários, mas seis deles estão designados para trabalhar nas secretarias da Educação, Serviços Urbanos, Assistência Social, Esporte e Assuntos Jurídicos. Por discordar dessa situação, o vereador Renatinho Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue vai fazer um requerimento ao Poder Executivo. O questionamento poderá ser votado na segunda-feira, dia 23.

Para ele, esse dinheiro para custear servidores cedidos está fazendo muita falta ao orçamento da Cultura e, portanto, poderia ser investido em mais atividades. Por outro lado, para auxiliar nas atividades diárias a Secretaria da Cultura dispõe de cinco estagiários contratados por meio de parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola. Em geral, a maior parte das tarefas ocorre no Centro de Arte e Cultura (CAC), na Avenida Brasil, 966, no centro, onde também funciona a sede da pasta. No momento, no local, são atendidos 1.170 alunos que recebem aulas de dança, música, flauta, coral, canto e nos próximos dias de oboé (instrumento musical de sopro).

Para aumentar esse número e poder descentralizar o trabalho para outros polos na cidade, a Secretaria já solicitou a contratação de uma empresa para gerir os chamados oficineiros, ou seja, profissionais autônomos que prestam serviços em áreas fins. Consultado, o secretário também anunciou o desejo de reinstalar o Conselho Municipal da Cultura e, ao mesmo tempo, promover uma conferência local sobre o assunto. Aliás, esses dois temas foram sugeridos por Renatinho Se Ligue.

Autor da lei municipal nº 3.376, de 11 de junho de 2019 que obriga a prestação de contas e gestão a cada semestre, o vereador e presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT) da Casa,  Renatinho Se Ligue (1º esq) coordenou a primeira audiência pública. Participaram ainda, Roseli Aparecida Messias Ferreira (Republicanos), a Rose Fitness, Claudio Roberto Squizato (PSB) e Hodirlei Martins Pereira (Cidadania), o Mineiro. Renatinho agradeceu a presença de todos.

Por Pedro Ferreira, em 20/09/2019.