Saúde vai contratar clínica veterinária para esterilizar cães e gatos

Audiência pública da Saúde no dia 29 de outubro de 2013A Secretaria Municipal da Saúde de Ferraz de Vasconcelos vai contratar uma clínica veterinária para fazer a esterilização de cães e gatos abandonados, no município. A parceria deveria ser fechada até o próximo mês. O estudo encontra-se em fase de conclusão. O anúncio do futuro convênio foi feito pelo titular da pasta, Luiz Antonio do Nascimento, durante audiência pública (foto) para avaliar a aplicação de recursos no setor no 2º quadrimestre deste ano, na terça-feira, dia 29, na Câmara Municipal, no centro.

De acordo com a prestação de contas, de maio a agosto do corrente, a produção da Secretaria Municipal da Saúde atingiu a cifra de 493.369 mil procedimentos, contra os 321.244 mil registrados no 1º quadrimestre, o que representa um aumento de 53,6%. Com isso, nos primeiros oito meses, o órgão realizou 814.613 mil procedimentos. No período, o município conseguiu uma receita de R$19,9 milhões e gastou R$18,3 milhões na área de Saúde.

Desse percentual, a maior fatia é proveniente de arrecadação própria, isto é, Ferraz investiu R$14,2 milhões ou 71,2%, o governo estadual repassou apenas um pouco mais de  R$339 mil ou 1,7% e a União R$5,4 milhões ou 27,1%. Por isso, Luiz Antonio criticou, sobretudo, a pequena participação do Palácio dos Bandeirantes. Médico renomado, o secretário disse em tom de franqueza que a saúde é uma coisa muito cara e, neste caso, a saída para o cidadão é o Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar da dificuldade financeira, ele promete melhorar o atendimento, principalmente, a cobertura vacinal.

“Estamos fazendo o possível para atender toda à demanda. Afinal, a nossa principal meta é promover a Saúde no município”, explica Luiz Antonio. Há pouco mais de dois meses no cargo, o secretário comunicou também que a pasta está comprando dois veículos adaptados para transportar pacientes com deficiência. O processo deverás ser concluído dentro de 15 dias. A aquisição de carros adequados para atender pessoas com deficiência é uma medida inédita na cidade. Além disso, ele deixou claro que é favorável a total transparência no setor.

A audiência pública foi efetuada pela Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT) da Câmara Municipal presidida pelo vereador, Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho. Além dele, também participou da reunião, demais parlamentares, o vice-prefeito, José Izidro Neto (PMDB), representantes do Conselho Municipal de Saúde (Comus) e da sociedade em geral. Tonho agradeceu a presença de todos. O conteúdo da audiência pública será disponibilizado no site da Casa nos próximos dias.