You are currently viewing Saúde deixa de prestar contas do 1º quadrimestre de 2015

Saúde deixa de prestar contas do 1º quadrimestre de 2015

Vereador Tonho (PSD) durante audiência da SaúdeApesar de três tentativas, a Secretaria Municipal da Saúde de Ferraz de Vasconcelos acabou não prestando contas do setor referentes ao 1º quadrimestre deste ano. Na audiência pública, no dia 23, às 9h, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT) da Câmara Municipal, vereador  (foto) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, abriu os trabalhos e depois suspendeu por dez minutos na esperança de contar com a presença de algum representante da pasta, porém, não obteve sucesso.

Neste caso, não restando-lhe outra alternativa e, ao mesmo tempo, lamentando a ausência de responsáveis pela Secretaria Municipal da Saúde, o presidente mandou lavrar uma ata relatando o acontecido. No documento, a comissão deixa claro que marcou, inicialmente, audiência pública para o dia 27 de maio, repetiu o gesto no dia 18 de junho e, finalmente, no último dia 23 do corrente agendou a mesma prestação de contas que é obrigatória, de acordo com a lei complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012. “Nós, do Poder Legislativo cumprimos o nosso dever”, adianta Tonho.

Agora, a comissão vai encaminhar a ata registrando o não comparecimento de representantes da pasta da Saúde na referida audiência pública ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e ao Ministério Público Estadual (MPE) para as providências cabíveis. Na história recente, essa é segunda vez que a Secretaria Municipal da Saúde não apresenta a sua prestação de contas de um quadrimestre. Em 2012, o então presidente da CPSECLT e atual vice-prefeito, José Izidro Neto (PMDB), adotou o mesmo procedimento, ou seja, comunicou o caso aos órgãos fiscalizadores.

Por sua vez, o secretário municipal da Saúde e vereador licenciado, Juracy Ferreira da Silva (PMDB) alegou em duas oportunidades que não poderia comparecer a audiência pública porque o Departamento de Contabilidade da Prefeitura da cidade não havia enviado os dados do relatório financeiro compreendido aos primeiros quatro meses de 2015. Na última justificativa datada de 18 de junho, o titular da pasta garantiu que apesar do esforço de servidores da Secretaria Municipal da Fazenda, o balanço da prestação de contas só estaria pronto após o dia 30 de junho, isto é, nesta terça-feira, o que para essa finalidade não será mais necessário.

Por Pedro Ferreira.