Ruas do loteamento Morar Bem II na Vila São Paulo começam a ganhar nomes oficiais

Iniciada em 2006, os capítulos da novela na construção de 188 casas populares do projeto Morar Bem II, na Vila São Paulo (foto), em Ferraz de Vasconcelos, parecem que se encaminha finalmente para um desfecho positivo em breve. Afinal de contas, a gestão anterior iniciou o processo de retomada das obras por meio de uma contrapartida de um empreendimento imobiliário privado.

Mas, a conclusão dos trabalhos das residências destinadas a famílias carentes ainda não tem uma data certa para acontecer. Mesmo assim, os futuros moradores se mobilizam para começar a conquistar um dos principais direitos que para alguns pode significar algo banal, porém, no dia a dia, está revestido de suma importância. Trata-se da denominação das vias públicas constantes no loteamento.

Na realidade, a oficialização das ruas encontra-se em fase de aprovação pela Câmara Municipal. Aliás, na segunda-feira, dia 28, a partir das 9h, os vereadores devem votar em segundo turno cinco projetos de decreto legislativo com esse objetivo. Com isso, a atual Rua A passará a ser chamada de Rua Iara Dilmari Soares de Souza e a B de Rua Anísio da Silva Maciel. Já a Rua D será conhecida como Rua Celson Xavier.

Essas três denominações são de autoria do vereador, Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho (foto). Por sua vez, o colega (foto-abaixo) Roberto Antunes de Souza (Cidadania) sugeriu o nome da Rua E para Rua Matsunori Mutou e a F para Rua Maria das Dores de Moura Oliveira. Além disso, a atual G deverá chamar-se Rua Arlinda Francisca de Oliveira Araújo.

A iniciativa é do vereador Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco. Na verdade, o projeto de decreto legislativo ainda não foi apreciado pelo plenário da Casa porque aguarda o envio de uma resposta oficial da Prefeitura Municipal se já existe ou não uma denominação oficial. Mesmo tendo certeza que não, esse procedimento precisa ser feito para evitar qualquer contratempo. O decreto da Rua C está sendo feito.

                                    Próximo passo

Depois de ter as vias públicas oficializadas, a próxima luta dos beneficiados das  casinhas da Vila São Paulo será pressionar o governo municipal a formalizar a criação de um Código de Endereçamento Postal (CEP) junto aos Correios. Com essa medida,  os moradores terão um documento para apresentar às autoridades ou órgãos responsáveis como, por exemplo, as empresas concessionárias de energia elétrica, água e telefonia.

Por Pedro Ferreira, em 24/06/2021.