A falta de segurança pública nas imediações de escolas estaduais e municipais continua sendo um tema recorrente na sessão ordinária da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. Afinal, somente nas três últimas ocasiões, o plenário da Casa aprovou em única discussão e, por unanimidade, três requerimentos cobrando mais policiamento ostensivo pela Polícia Militar (PM).
Os documentos partiram da vereadora, Roseli Aparecida Messias Ferreira (PRB), a Rose Fitness (foto) que também é pedagoga e professora de Educação Física, porém, no momento, atua como coordenadora pedagógica na Escola Estadual (EE) Mário Manoel Dantas de Aquino, no Parque Dourado. Aliás, a onda de violência crescente no entorno da citada unidade de ensino inaugurou o pacote de pedidos da parlamentar.
Na sequência, ela pediu providências a PM para tentar aumentar o patrulhamento ostensivo próximo a Escola Estadual (EE) Profª. Lândia Santos Batista, a Escola Técnica Estadual (Etec) e na Faculdade de Tecnologia (Fatec), ambas situadas no Jardim São João. A presença da polícia se estende ainda Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Halim Abissamra e a Emei Elias Andere, na Vila Arbame.
Em contrapartida, na segunda-feira, dia 22, a questão da insegurança pública abrangeu a criminalidade reinante nas proximidades da Escola Estadual (EE) Profª. Angela Sueli P. Dias, no Jardim Luiz Mauro. Além disso, o drama também atinge as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Dr. Joracy Cruz, no Jardim Freire, e Professora Maria Margarida de Abreu Figueiredo, na Vila Santa Margarida.
A reivindicação de Rose Fitness beneficia ainda os alunos, professores, funcionários e pais da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Sylvia da Silveira de Martini, no mesmo bairro. Segundo ela, o número de roubos e furtos alcançou um patamar desesperador, sobretudo, nos horários de entrada e saída de estudantes. “Na verdade, a bandidagem não perdoa ninguém”, desabafa a vereadora.
Por Pedro Ferreira, em 25/10/2018.