Roberto de Souza sugere estudos para adoção de energia solar pela Prefeitura

De olho na preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, reduzir custos financeiros, o vereador Roberto Antunes de Souza (Cidadania) decidiu pedir a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos para que realize estudos de viabilidade para a implantação de energia renovável (fotovoltaica) para atender as demandas de iluminação da municipalidade. A indicação com essa finalidade poderá ser lida excepcionalmente na próxima quarta-feira, dia 7, a partir das 9h.

De acordo com o vereador (foto), hoje, o município arca com elevadas despesas no pagamento de energia elétrica à empresa concessionária Bandeirante para manter iluminadas todas as secretarias municipais e outros locais públicos como, por exemplo, praças, ginásios, feiras, escolas e parques. Por isso, Roberto de Souza acredita que seria bastante vantajoso para os cofres públicos locais trocar aos poucos a energia convencional pela renovável, ou seja, a solar.

Ainda, segundo informação do próprio parlamentar, a implantação de energia fotovoltaica, isto é, de placas solares instaladas estrategicamente na cobertura de prédios públicos é capaz de promover uma economia financeira considerável para o erário municipal. “Na verdade, essa redução poderia chegar até 98%, o que convenhamos ser algo muito vantajoso”, acrescentou Roberto de Souza. Além disso, esse tipo de investimento possui uma vida útil de mais ou menos 25 anos.

A energia solar fotovoltaica é obtida por intermédio da conversão direta da luz em eletricidade. Na prática, a célula fotovoltaica é um dispositivo fabricado com material semicondutor, isto é, é a unidade fundamental desse processo de conversão. Enfim, esse tipo de energia é usado para alimentar uma vasta variedade de aplicativos e aparelhos autônomos para abastecer casas isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição, como seria o caso de Ferraz.

Por Pedro Ferreira, em 01/12/2022.