Policial civil há mais de três décadas e, portanto, um verdadeiro especialista no assunto, o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador (foto) Roberto Antunes de Souza (PMDB) sempre que pode faz questão de enaltecer a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) como polícia auxiliar na área da segurança pública, no município. O pronunciamento do presidente do Poder Legislativo em reconhecimento ao trabalho profícuo da corporação municipal ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 21.
Para ele, apesar de ter um efetivo muito reduzido, hoje, por volta de 60 agentes, a GCM tem ido além de sua principal atribuição de fazer a preservação do patrimônio público, ou seja, vem atuando na prevenção a criminalidade em parceria com as polícias Militar e Civil. Como exemplo positivo do desempenho da corporação, Roberto de Souza destaca a prisão em flagrante de dois elementos, no final do mês passado, que vinha praticando uma onda de furtos a rodas de carros perto da Prefeitura Municipal, na Vila Romanópolis.
Além disso, a GCM realiza papel preponderante em operações para combater o despejo irregular de resíduos da construção civil, os chamados “bota-fora”, sobretudo, na região do Cambiri. No momento, a tropa também está empenhada em proibir o comércio ilegal, no centro. De acordo com Roberto de Souza, a venda de produtos piratas, isto é, sem origem precisa ser coibida e, com isso, evitar o estímulo à prática de coisas ilícitas. Em sua opinião, inclusive o prefeito municipal, Acir Filló dos Santos (PSDB), o Acir Filló deveria agir mais firmeza nessa área.
O presidente acrescentou ainda que a administração tem de zelar pela cidade e, ao mesmo tempo, promover o bem-estar de todos. Por sua vez, recentemente, Roberto de Souza apresentou uma indicação ao Poder Executivo cobrando a compra de motocicletas para a GCM. No fundo, ele defende mais investimento para melhorar ainda mais o trabalho da corporação. “Sabemos que o cobertor está curto, mas, o secretário municipal da Administração que também responde pela pasta da Segurança Pública, Arnaldo Antunes de Souza e o comandante da GCM, Cleverson Ramos não têm medido esforços para fazer o melhor pela segurança pública”, conclui Roberto de Souza.
Por Pedro Ferreira.