Roberto de Souza é eleito presidente para 2015/2016

Aop centro, Roberto de Souza e o restante da Mesa Diretora para o biênio 20152016Aos 51 anos, dos quais quase 20 deles dedicados a vida pública, o vereador (centro) Roberto de Souza (PMDB), é o mais novo presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos para o biênio 2015/2016. A sessão especial para eleger a composição da nova Mesa Diretora da Casa, formada ainda pelo vice, Marcos Antonio Castello (SDD), o Ratinho, o primeiro secretário, Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete, o segundo Walter Marsal Rosa (PROS), o Valtinho e o terceiro Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 19. O prefeito, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló e secretários, entre eles, o de Governo, Juracy Ferreira da Silva e da Juventude, Esporte e Lazer, Ana Acilda Alves da Silva, a Ana do PV, ambos vereadores licenciados prestigiaram a sessão especial.

Por ter articulado muito bem o apoio da maioria dos colegas nos bastidores, a chapa (01) liderada por Roberto de Souza obteve 13 votos contra quatro do grupo (02) composto pelos vereadores Maria Simplício Nascimento (PT), Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, Claudio Ramos Moreira (PT) e Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury, respectivamente, candidatos a presidente, vice, primeiro e segundo secretários. Por não está completa, ou seja, faltando um integrante no caso o terceiro secretário, essa chapa acabou votando em branco na disputa para o cargo disputado por Quequê. Por outro lado, Quequê e Aurélio Alegrete já exercem os cargos de segundo e terceiro secretários na atual Mesa Diretora cujo mandato acaba, automaticamente, no dia 31.

Segundo filho de um total de sete irmãos, o primogênito é o atual secretário municipal da Administração, Arnaldo Antunes, pai mineiro, o saudoso Silvino Antes de Souza, morto, em 1995, e da paranaense de Tupã, a costureira Domingas Matilde de Souza, ambos trabalhadores boias-frias em lavouras de café no sul brasileiro até a década de 60 quando o casal veio tentar uma vida melhor para si e, sobretudo, para a sua família, em solo ferrazense, mais precisamente, ainda hoje na Vila Corrêa, Roberto de Souza foi eleito pela primeira vez para o cargo de vereador, em 96, pelo então Partido da Frente Liberal (PFL). Por sua vez, na presidência, a sua principal bandeira política será lutar pela construção da sede própria do Legislativo, na Vila Romanópolis.

No ano seguinte, ingressou no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), a convite do então prefeito, Valdemar Marques de Oliveira Filho, o Dema. Em 2000 e em 2004 é reeleito sempre recebendo uma votação expressiva nas urbanas sendo inclusive o único parlamentar da legenda vitorioso na ocasião. Em 2008, após fazer uma oposição pontual e até certo ponto implacável ao ex-gestor, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge, juntamente, com o parceiro Ratinho e o atual vice-prefeito, José Izidro Neto (PMDB) terminou por obter mais de 1,6 mil votos, porém, por uma desorganização do partido amargou a primeira suplência tendo assumido no lugar do companheiro, o atual presidente da Casa, Luiz Fábio Alves da Silva, o Fabinho.

Trajetória

Aliado a carreira política, divorciado, Roberto de Souza concilia a função de investigador de polícia até a presente data tendo inclusive chefiado o setor, em Poá, por muitos anos, antes, porém, honrou a gloriosa Polícia Militar por três anos na tropa de choque. Além disso, pós-graduado em direito criminal desde 1995 pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), afirmou que por mera opção mesmo já tendo atuado por 32 anos, aliás, necessita de 30 anos para aposentar-se preferiu apenas solicitar afastamento do cargo para dedicar-se, integralmente, a presidência do Legislativo nos próximos dois anos, conforme manda a legislação. Ele agradeceu o apoio dos colegas e promete transformar a Casa num verdadeiro colegiado, ou seja, não tomará atitudes individuais, mas, sim coletivas.

Por Pedro Ferreira.