Renatinho vai escrever livro sobre a história de Ferraz

Com o objetivo de restaurar a cultura de Ferraz de Vasconcelos, o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto) decidiu escrever um livro ilustrado contando a verdadeira história do município, que em 14 de outubro deste ano completará 64 anos de emancipação político-administrativa. Para tanto, o parlamentar está realizando o trabalho de encontrar pessoas que foram importantes e contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Até agora, a única obra a respeito da cidade foi lançada, em 1994.

Na terça-feira, dia 2, Renatinho Se Lige foi até o ABC Paulista para falar com a autora do hino de Ferraz de Vasconcelos (foto) Célia Augusta de Araújo, de 88 anos. Na ocasião, dona Célia Araújo relatou ao vereador como surgiu a ideia de fazer o hino de Ferraz e sua paixão pela cidade, aonde chegou, em 1959. Além da história do surgimento da obra, ela também contou fatos que presenciou e viveu na cidade, porque além de compositora, a autora trabalhou ainda no setor de empreendimentos imobiliários da Prefeitura Municipal.

Segundo dona Célia Araújo, foi fácil elaborar o hino da cidade, pois ela já fazia parte de movimentos musicais locais como, por exemplo, integrar o coral municipal e seu carinho pela cidade fez com que a inspiração viesse de maneira simples, criando assim, um grande marco para o município. “O hino surgiu do meu amor e saudade por Ferraz. Um dia em que estava longe da cidade, senti a necessidade de fazer algo que me lembrasse da cidade e como sempre gostei de música me veio a ideia de homenagear a cidade. Enfim, orgulho-me muito disso e de saber que fui importante para o município que tenho grande apreço”, disse.

Depois de conversar com a sua primeira personagem sobre o registro ilustrado que pretende elaborar até outubro do corrente, Renatinho Se Ligue deve começar a partir da próxima semana a colher informações de outras figuras notáveis para o seu material didático. A meta é que o teor do diário retrate de maneira detalhada e correta a  história do município. Além disso, ele quer ver o exemplar disponibilizado nas bibliotecas e escolas municipais. A ideia de escrever o livro surgiu, no ano passado. O projeto editorial conta com a parceria de voluntários residentes, em Ferraz, que incluem ilustradores, jornalistas e pesquisadores, ou seja, pessoas que conhecem de perto o assunto.

Para Renatinho Se Ligue, a obra irá contribuir para que a história da cidade não caia no esquecimento e, com isso, os alunos ferrazenses possam conhecer a origem da cidade onde vivem e se transformem em agentes multiplicadores. “É necessário que existam planos que resgatem a essência de nossa cidade. Dessa maneira, me vejo na obrigação de fazer este livro, que vai ter uma linguagem fácil e ilustrações para que todos possam entender da maneira mais lúdica possível. Os voluntários e eu estamos animados com este projeto, e tenho certeza que será um grande marco para Ferraz de Vasconcelos”, explica Renatinho.

Por Pedro Ferreira, em 03/05/2017.