Vereador defende a construção de centro de zoonoses

A luta é antiga e, ao mesmo tempo, de difícil alcance ao curto prazo devido ao alto custo do investimento e, principalmente, agora com a forte crise econômica porque passa a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos, mas mesmo assim, o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto) decidiu encampar a ideia para tentar convencer o Poder Executivo a construir um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na cidade. Na prática, a iniciativa tem o apoio da sociedade em geral.

Aliás, foi justamente por receber várias denúncias de moradores a respeito da enorme quantidade de animais de estimação abandonados no município, assim como, por gostar do assunto que levou Renatinho Se Ligue a reforçar ainda mais a sua reivindicação em benefício desse segmento por natureza indefeso, ou seja, dependente da ação humana. Além disso, ele aproveitou para fazer uma vistoria pessoal em algumas ruas locais, o que só serviu para comprovar o descaso como é tratada à causa animal.

Para ele, além de ser um desrespeito com os bichos soltos e abandonados na cidade, à falta de uma ação concreta e objetiva da administração pública reflete diretamente no dia a dia da própria população. Afinal de contas, a ausência de um atendimento condizente aos animais deixados nas vias públicas representa, na realidade, um risco iminente à saúde pública, já que, os mesmos podem transmitir doenças como, por exemplo, a raiva, a sarna e até mesmo a leptospirose, entre outras.

Por sua vez, ele lamenta que mesmo já tendo recebido uma recomendação do Ministério Público (MP) exigindo providências, a gestão anterior tenha ignorado o assunto. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado, em fevereiro do ano passado. A propósito, na segunda gestão do então prefeito, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge, Ferraz assinou um convênio de R$600 mil com a União para construir um CCZ, no entanto, o município não honrou a sua contrapartida.

                                                           Reunião

Na quinta-feira, dia 26, o vereador (dir) se reuniu com o secretário municipal da Saúde Marco Aurélio Alves Feitosa para discutir os problemas relacionados aos animais abandonados. No encontro, o secretário sinalizou que a pasta estuda como cumprir o TAC proposto pelo MP. Com a ajuda de um arquiteto e de um engenheiro, ele espera viabilizar a obra possivelmente em terreno no Jardim Imperial, na região do Cambiri. Vale lembrar que abandonar animais nas ruas é crime e, portanto, o dono precisa fazer à chamada posse responsável.

Por Pedro Ferreira.