Com o término do primeiro mês de seu mandato como vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue afirma que junto à nova Mesa Diretora da Casa pretende buscar mais transparência nos processos internos e externos do órgão. Além disso, ele vai propor maior capacitação técnica para o corpo administrativo.
De acordo com o parlamentar, um dos compromissos assumidos com o presidente, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB) será garantir maior transparência e fazer com que as atividades realizadas na Câmara Municipal. A meta é que as decisões adotadas possam chegar até a população que não consegue comparecer as sessões e audiências públicas.
Ainda segundo o parlamentar, estudos a respeito da criação de uma espécie de TV institucional estão sendo iniciados para que as atividades legislativas sejam transmitidas online. “Queremos colocar para funcionar as transmissões das sessões e das audiências públicas por meio da internet e das redes sociais. Enfim, precisamos melhorar as plataformas de acesso à informação do Poder Legislativo”, relatou o vereador.
Na semana passada, acompanhado do seu assessor parlamentar Bruno Silva Rodrigues, o parlamentar (frente) se reuniu com o procurador jurídico da Câmara Municipal, Eber Barrinovo, o diretor legislativo, Alcrino do Nascimento Junior e com o assessor de Imprensa, Pedro Ferreira. O encontro serviu para estabelecer prazos para os estudos de legalidade e o custo financeiro da medida.
Ainda durante a reunião, Renatinho tirou dúvidas a respeito da possibilidade de uma possível parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para a implantação de um programa de estágio no Legislativo ferrazense, assim como já existe na Prefeitura da cidade. “O objetivo é otimizar os processos internos. A ideia inicial é que estudantes do ensino médio auxiliem na administração e os universitários no setor jurídico para descongestionar os processos da Casa”, afirma o vereador.
Por enquanto, o programa de estágio ainda é apenas uma proposta, mas de acordo com Renatinho, ele não pretende deixar somente no campo das ideias. “A Câmara é antiga, mas dá para modernizar, para engajar e para fazer de fato do Poder Legislativo, a casa do povo, seja melhorando o atendimento nos gabinetes e na administração, seja por meio das redes otimizando e criando plataformas virtuais”, finalizou o parlamentar.
Por Pedro Ferreira e assessoria do vereador, em 30/01/2019.