Como a administração de Ferraz de Vasconcelos concentra todas as suas atividades artísticas no Centro de Arte e Cultura (CAC), na Avenida Brasil, 966, no centro, o vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto) propõe novos estudos objetivando a implantação de pontos culturais descentralizados na cidade. O pedido ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 25.
Na ocasião, o vereador questionou ainda o governo municipal se além do curso de dança, se existe em mente o oferecimento de novas modalidades e de oficinas culturais no referido local que também funciona como a sede da Secretaria Municipal da Cultura. Na verdade, o sonho de Renatinho Se Ligue é que aquele espaço público ministre aulas de teatro, de música e de artesanato.
Em caso positivo, o parlamentar solicita o encaminhamento de um relatório pormenorizado desses estudos para a possível ampliação das de atividades no CAC. Da mesma forma, ou seja, se não ele quer saber as razões concretas de a pasta da Cultura não pensar na expansão dos serviços oferecidos, principalmente, a população mais carente. Para ele, o setor precisa ser encarado como ferramenta para transformar vidas.
Professor de artes, Renatinho, por sua vez, é o principal responsável por apresentar emendas impositivas ao orçamento da pasta e, com isso, turbinar os recursos financeiros de um pouco mais de R$750 mil para quase R$2 milhões nos últimos dois anos. Esse acréscimo considerável na verba da Secretaria Municipal da Cultura reflete exatamente o seu ponto de vista para quem a área deve ser tida também como uma prioridade.
Mesmo assim, o parlamentar ao analisar o calendário de atividades da pasta até o presente momento, no Portal da Transparência, os investimentos realizados, no ano passado, não condizem com o percentual destinado. Por isso, o assunto foi discutido durante audiência com o titular, Élio Tonalezi e a secretária municipal da fazenda, Silvana Francinete da Silva, em 14 deste mês.
Por Pedro Ferreira, em 28/03/2019.