Renatinho propõe a construção de centro para evitar suicídio

No mês dedicado à prevenção do suicídio, o chamado Setembro Amarelo, o vereador Renato Ramos de Souza (Cidadania), o Renatinho Se Ligue (foto) resolveu solicitar em caráter de urgência à construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) para auxiliar no combate a autoagressão e, ao mesmo tempo, reduzir o número de mortes dessa natureza, em Ferraz de Vasconcelos. O pedido ocorreu, na segunda-feira, dia 09.

Além disso, no documento, Renatinho Se Ligue pede ainda inclusive para que o setor competente da municipalidade faça um estudo para aumentar a altura dos gradeamentos dos viadutos Ayrton Senna, no centro, e Vereador João Batista Camilo Neto, no Parque São Francisco. Segundo ele, nesses dois elevados locais costuma acontecer suicídios ou tentativas por pessoas que querem dar um fim a sua própria vida.

O vereador alerta que infelizmente esse tipo de atitude autodestrutiva já é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, no planeta, perdendo apenas para acidentes de trânsito, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda, para o mesmo instituto da Organização das Nações Unidas (ONU), a cada 40 segundos uma pessoa se mata, sendo que em 79% dos casos ocorrem em países carentes.

Na prática, a OMS calcula que cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. No Brasil, foram registrados 13.467 casos, a grande maioria 10.203 entre homens, em 2016, ano de referência do último histórico divulgado pela entidade. Os motivos mais comuns são transtornos mentais ou psicológicos que podem incluir a depressão. Sinais: ansiedade, angústia, desânimo e incapacidade de sentir alegria.

Tragédia

Por isso, a OMS acredita que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas e, neste caso, a prevenção é fundamental. O órgão destaca que o assunto é ainda considerado um tabu, porém, torna-se vital que em momentos difíceis as pessoas consigam pedir ajuda para familiares, amigos ou um médico. Outro mecanismo é o Centro de Valorização da Vida (CVV) que reúne três mil voluntários. Basta discar gratuitamente 188.

Por Pedro Ferreira, em 10/09/2019.