Renatinho pede a concessão de passe livre estudantil

A criação do passe livre estudantil em Ferraz de Vasconcelos promete voltar ao cenário político nos próximos dias tendo em vista a lavratura de indicação com esse objetivo pelo vereador (foto) Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue. O documento pedindo estudos à administração da cidade poderá ser lido na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 13, partir das 18h.

Em geral, calcula-se que a concessão da gratuidade no transporte coletivo poderá beneficiar 30 mil alunos de um total de 43 mil das redes municipal e estadual. Para Renatinho Se Ligue, a medida contemplaria, sobretudo, jovens estudantes de baixa renda e, ao mesmo tempo, também serviria para evitar a evasão escolar, isto é, para incentivar os alunos a frequentar a sala de aula.

O vereador aponta ainda que o fornecimento do passe livre estudantil no caso específico não se restringe apenas ao processo de ensino nas escolas, no entanto, está diretamente associado ao seu deslocamento a bibliotecas, a outros espaços culturais e aos locais de pesquisa e extensão, entre outros. Para ele, a gratuidade no transporte público local a alunos de baixa renda representaria inclusive um gesto de cidadania.

Por sua vez, Renatinho Se Ligue tem plena consciência que a concessão desse tipo de benefício na atual crise financeira porque passa o município torna-se ainda muito difícil de acontecer em pouco tempo, todavia, vale a pena trazer à baila o tema.  No mandato anterior, os vereadores também tentaram tirar do papel a mesma reivindicação, porém, esbararam na falta de dinheiro e de vontade política.

Fábrica de talentos

O parlamentar também vai propor ao governo municipal a transformação do Centro de Arte Cultura (CAC) próximo ao Viaduto Ayrton Senna, no centro, em uma Escola Municipal de Cultura. Além disso, Renatinho Se Ligue propõe ainda que a municipalidade pondere a criação de polos culturais descentralizados em prédios públicos, ruas, associações de bairro e entidades sociais  para o alcance de todos.

Por Pedro Ferreira.