O vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto) aproveitou a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na segunda-feira dia 22, para denunciar o total estado de penúria que se encontra no momento a frota da Guarda Civil Municipal (GCM). Além disso, o parlamentar apresentou um requerimento exigindo providências imediatas ao Poder Executivo visando o restabelecimento das atividades ostensivas da corporação e, com isso, contribuir com a sensação de segurança pública, já que a violência só cresce na cidade. Ele isenta o comandante Cleverson Ramos de qualquer responsabilidade pela situação vexatória.
No documento, Renatinho Se Ligue questiona o governo municipal se já há em aberto um processo para a contratação de uma empresa especializada (oficina) para fazer a manutenção da frota e, em caso, negativo, qual é o prazo previsto tal para procedimento. Na hipótese de uma resposta positiva, o vereador cobra o envio de cópia do contrato da eventual prestadora de serviço. Em contrapartida, ele indaga ainda a administração da cidade qual a medida paliativa está sendo adotada enquanto as viaturas permanecem sem receber nenhum tipo de conservação. “Naturalmente, existe um clima de frustração na tropa”, dispara Renatinho Se Ligue.
Renatinho Se Ligue pede também que a Casa seja informada quando será providenciada a manutenção integral da frota formada por nove viaturas sendo oito carros e uma moto, porém, desse total apenas uma viatura continua em operação. O vereador interpela ainda a demora na nomeação de um profissional para comandar a pasta Segurança Pública. O parlamentar criticou também a promessa feita pelo secretário municipal de Governo, Haroldo Camargo, o qual está subordinado a GCM de mandar fazer o conserto de pelo menos duas viaturas no início de abril. Por sua vez, segundo consta, os reparos na frota custariam em torno de R$12 mil.
Por conta disso, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) pretende elaborar um requerimento na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 29, a partir das 18h, propondo a convocação do secretário para esclarecer o assunto de uma vez por todas. Por sua vez, atacaram também o sucateamento da GCM no município os parlamentares Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha, José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz, Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro, Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox e Alexandre Barboza dos Santos (PDT), o Professor Xandão. “Aliás, os agentes querem trabalhar em prol da segurança pública, todavia, não têm os meios necessários”, dizem.
Por Pedro Ferreira, em 23/05/2017.