Renatinho Se Ligue apoia a formação de grêmios estudantis

O vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue (foto) decidiu estimular a criação de grêmios estudantis, em Ferraz de Vasconcelos. O assunto fez parte de um encontro denominado de “Ideias que Se Ligam”, na quarta-feira, dia 19, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Paz, no centro. O evento reuniu mais de 300 gremistas de escolas locais e estaduais e ocorreu em parceria do Grupo Se Ligue, presidido por Renatinho, a Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Suzano e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), de São Paulo.

A principal finalidade do ato foi promover um intercâmbio de ideias entre os alunos, a fim de que eles conheçam novos projetos e expandam os já existentes por meio dos grêmios de suas respectivas escolas. Com duração de 3h, o evento consistiu em palestras, dinâmicas de grupo e um plantão para que os participantes pudessem tirar as suas dúvidas de assuntos pontuais, ou seja, específicos para o segmento estudantil. Na ocasião, a gestora de projetos empreendedores do Sebrae Regional de Mogi das Cruzes Cristiane Bento proferiu uma palestra de empreendedorismo, mostrando caminhos aos presentes de como conduzir e criar projetos dentro das escolas.

Além de sua apresentação, Cristiane também mostrou cases de empreendedores que se destacaram com a inovação de seus trabalhos. Ela acredita que os jovens possuem uma veia empreendedora desde cedo, por isso incentiva ações como esta: “Por meio de uma breve conversa, pude mostrar a estes jovens que há uma infinidade de alternativas que eles podem adotar para melhorar a escola e a comunidade onde estão inseridos. Basta ter criatividade e força de vontade que os resultados positivos começam a aparecer”, afirma Cristiane.

Para incentivar o protagonismo juvenil, foram distribuídos kits empreendedores para cada grêmio, com o objetivo que os estudantes já coloquem em prática o que foi falado no evento. O kit contém ingredientes para o preparo de brigadeiros, e a partir disso, eles poderão fazer a receita e aplicar como julgar apropriado, como oficinas de brigadeiros, ou até mesmo a venda para reverterem em projetos para a escola.  O vereador Renatinho Se Ligue considerou o encontro foi muito proveitoso, tendo em vista que os jovens já se entusiasmaram com as palestras e dinâmicas propostas no evento:

“Logo após o término do evento alguns alunos já me procuraram para falar sobre ideias que tiveram e isso é muito gratificante, ver que nós estamos de alguma forma auxiliando esses jovens a se empenharem em prol da escola. Muitas vezes, os grêmios precisam apenas de alguém que os incentive e mostre que é possível realizar as ações”, diz Renatinho. Já a dirigente de ensino regional de Suzano, Vera Lúcia Miranda disse que ações como estas devem acontecer mais vezes na região, pois a iniciativa dos alunos trazem muitos benefícios para a comunidade escolar:

A aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Paulo Américo Paganucci situada no Cambiri Jheniffer Prates afirmou que esse encontro serviu como um start tanto para ela, quanto para o grêmio, para começarem a agir e pensar de maneira diferente. “Foi muito legal participar, agora com a ajuda dos professores, vamos elaborar novos projetos para a escola”, conclui.

Por Pedro Ferreira, em 20/04/2017.