Em campo desde o início de agosto deste ano, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão sendo recusados por moradores de Ferraz de Vasconcelos durante o trabalho de coleta para o Censo Demográfico 2022. Além disso, os pesquisadores também têm constatado um alto número de ausências de munícipes em casa. Por isso, o órgão pede a compreensão da comunidade para assim permitir que os seus colaboradores temporários sejam bem recebidos nas residências.
O andamento do Censo Demográfico na cidade foi tema de uma reunião (foto) de planejamento (repac), na Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na terça-feira, dia 27. De acordo com o chefe da agência de Suzano e Ferraz, Bruno Alves de Souza (1º esq), a falta de conhecimento sobre a realização do levantamento e a desconfiança dos moradores são os principais fatores de recusa aos recenseadores. Neste caso, o pessoal do IBGE tem usado de todos os meios possíveis para convencer os habitantes da importância do estudo.
Na prática, o órgão informou que o seu colaborador esporádico é facilmente identificado pelo uso de colete, crachá e boné. Enfim, o recenseador pode e deve ser ainda confirmado pelo 08007218181 ou pelo site oficial do IBGE. Em suma, receba bem o pesquisador e responda ao questionário do Censo 2022 durante a sua visita ou, se preferir, pelo telefone ou internet. Para Bruno Souza, o resultado do levantamento é fundamental para ser utilizado como base de dados para a fomentação de políticas públicas.
Em Ferraz de Vasconcelos até o último dia 26, os 96 recenseadores distribuídos em 397 setores já efetuaram 22.877 entrevistas e visitaram 39.176 casas. Com isso, concluíram 76 áreas e iniciaram 104 setores, ou seja, 144 ainda não saíram do papel. No período, registraram 68.577 mil habitantes, porém, a expectativa é que a população local supere os 200 mil moradores. Por outro lado, como o Censo precisa ser concluído até o dia 31 de outubro próximo, o IBGE pretende recrutar pesquisadores de cidades pequenas paulistas que já finalizaram os trabalhos.
Por Pedro Ferreira, em 28/09/2022.