Ratinho quer patrulhamento ostensivo da Guarda Municipal na Praça da Bíblia

Vereador Ratinho quer GCM presente em praças no centroPara combater a crescente onda de assaltos a comerciantes, o vereador (foto) Marcos Antonio Castello (PDT), o Ratinho, pediu a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos que determine a sua Guarda Civil Municipal (GCM) a fazer o patrulhamento ostensivo no período noturno nas Praças da Bíblia e Antonio Carlos Fernandes, na região central da cidade. A indicação foi feita na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 16.

De acordo com Ratinho, as duas praças tornaram-se em locais perigosos não apenas para comerciantes, mas, também a munícipes de um modo geral. Segundo ele, a situação agravou-se ainda mais com as obras de construção da estação ferroviária tendo em vista que os serviços acabaram prejudicando a iluminação naquela região da cidade. “Com a escuridão, os marginais aproveitam para agir, sobretudo, no final da tarde e início da noite. Enfim, a criminalidade não tem limite”, diz Ratinho.

O vereador Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, elogiou o colega por apresentar a sugestão ao Poder Executivo cobrando a presença permanente de uma viatura da GCM nas Praças da Bíblia e Antonio Carlos Fernandes. Em sua visão, a questão é preocupante, já que, os comerciantes estão assaltados todos os dias. O companheiro de partido, Walter Marsal Rosa, o Valtinho do Ipanema afirmou que além da região central, a periferia também sofre os efeitos da falta de segurança.

Já o parlamentar Aurelio Costa de Oliveira (PPS), o Aurelio Alegrete disse que o quadro de violência é assustador e, por isso, mais parece uma verdadeira guerra civil. Ele chegou inclusive a sugerir uma reunião com o comando da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), em São Paulo, para pedir a presença de uma guarnição, em Ferraz. O vereador e policial civil havia mais de 30 anos, Roberto Antunes de Souza (PMDB) criticou a atuação da corporação no município.

Impunidade

Em sua opinião, a maioria dos crimes não é sequer investigada. Para ele, o sistema de segurança oferecido na cidade é muito ruim. O presidente da Casa, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, acrescentou que acompanha com preocupação a violência reinante no município. De acordo com ele, trata-se de um assunto comum a todos os cidadãos. “Por isso, a Câmara Municipal sempre apoia qualquer tipo de ação para melhorar a sensação de segurança do munícipe”, aponta. Clenilson Lima Dias (PSDB), o Quequê, cobrou mais policiamento nas fronteiras locais.