A falta de energia das 10h30 às 13h40 causou o adiamento da etapa de depoimentos de testemunhas do processo contra o prefeito afastado de Ferraz de Vasconcelos (foto) Acir Filló dos Santos (sem partido), o Acir Filló, a Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal na quarta-feira, dia 18. Na verdade, quando parte da região central da cidade ficou às escuras, a comissão tinha ouvido o primeiro depoente do dia de um total de cinco, ou seja, o ex-pregoeiro da Prefeitura Municipal, Ériton Rodrigues da Silva. O restante das oitivas ocorreria nesta quinta e sexta-feira.
Em seu depoimento, o ex-servidor disse que o pregão eletrônico 14/2013 que resultou na contratação da empresa de call center Fala Ferraz para prestar serviço a municipalidade seguiu todos os trâmites legais. Por isso, se houve algum tipo de irregularidade conforme, supostamente, consta na denúncia em curso foi na sua execução e, portanto, não fazia parte da atribuição dele. De acordo com a representação, apesar de o governo municipal pagar a maior parte do contrato de R$672,5 mil, o serviço nunca fora prestado.
Neste caso, o autor da denúncia vereador Antonio Carlos Alves Correia (PPS), o Tonho sustenta que o prefeito afastado cometeu o crime de infração político-administrativa e, desta maneira, poderá ser punido com a perda definitiva do cargo e ficar inelegível por oito anos. O processo deverá ser concluído até o dia 06 de julho do corrente. Para ter o mandato cassado, o parecer final contra Acir Filló precisa receber, no mínimo, 12 votos favoráveis dos 17 vereadores. Para o presidente da comissão, Luiz Fábio Alves da Silva (PMDB), o Fabinho, tudo está sendo feito dentro da legalidade e transparência.
Próximos depoimentos
Dia 23/05, às 9h, o despachante e ex-secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Marcos Antonio Atanázio, às 9h30, o atual secretário municipal da Fazenda Michael Campos Cunha, às 10h, o ex-diretor do Departamento de Contabilidade da Prefeitura local, Edson de Souza Lopes e às 10h30h, a atual tesoureira do Executivo, Maria Eulália Peres e às 11h, a dona da Fala Ferraz, Tamires Brito de Souza. Todas essas testemunhas, assim como, o ex-pregoeiro foram indicadas pela própria comissão.
Dia 24/05, às 9h, Amanda Giuliani Marsal, às 9h30, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcelo Petegrosso, às 10h, a ex-servidora da municipalidade Rita Francine de Oliveira, às 10h30, o ex-secretário municipal da Fazenda, José Araújo Costa, às 11h, a ex-secretária municipal da Promoção e Desenvolvimento Social, Francisca Henrique de Oliveira, às 11h30, Valdívio Ezequiel Nascimento, às 12h, a ex-servidora Fabíola Borges Leal e às 12h30, o ex-corregedor-geral da Prefeitura, Itamar Alves dos Santos. Essas testemunhas foram arroladas pelo prefeito afastado.
Por Pedro Ferreira.