Projeto que presta homenagem a saudoso jovem ferrazense é aprovado em segundo turno

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em segunda e última discussão o projeto de decreto legislativo que denomina o serviço veterinário público situado na Rua das Américas, 35, no Sítio Paredão. Com isso, o espaço passa a ser denominado de Clínica Veterinária Municipal-Rafael Loureiro Rocha (dir). A votação da matéria do vereador Claudio Roberto Squizato (PL), ocorreu na sessão ordinária desta terça-feira, dia 29.

Segundo o autor, o homenageado atuava nas causas sociais do Rotary Club e, ao mesmo tempo, desenvolvia trabalhos voluntários em defesa da proteção animal na cidade. “Em suma, o nosso querido Rafa apoiava a causa animal e, por isso, estou propondo essa singela homenagem a ele”, explicou. O presidente da Câmara Municipal, Flavio Batista de Souza (Podemos), o Inha, também ressaltou o caráter generoso do jovem. O texto deverá ser publicado no Boletim Oficial do Município (BOM), nos próximos dias.

Rafael Loureiro faleceu precocemente aos 31 anos de idade, em 21 de janeiro de 2019. Na época, o jovem alegre e gente boa sofreu um acidente na piscina da sua casa, na Vila Maria Rosa, ao bater a cabeça e ter um traumatismo crânio encefálico. A fatalidade comoveu a cidade inteira, já que o Rafa era muito querido em Ferraz de Vasconcelos e região. Ele deixou os pais João Gomes e Maria Deolinda (foto), demais parentes e uma legião de amigos.

Pioneira na cidade, a clínica veterinária possui capacidade para fazer 1,6 mil procedimentos mensais. No local, são atendidos animais de estimação de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A instalação da unidade era uma reivindicação antiga de Claudio Squizato (foto). O órgão é gerido em parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal e a Associação de Clínicos Veterinários e Pequenos Animais (Anclivepa). O custo anual é de R$2,3 milhões.

Por Pedro Ferreira, em 29/11/2022.