Projeto contra o câncer de pele é aprovado em 1º turno

O projeto de lei que institui na cidade o chamado “Dezembro Amarelo” foi aprovado pela Câmara Municipal, em primeira discussão, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 25. Com isso, a matéria do vereador, José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz (foto) deve voltar à pauta na próxima segunda-feira, dia 1º, a partir das 18h. Depois, o texto segue para sanção do Poder Executivo.

Na prática, a proposta visa à promoção de ações coordenadas pelo poder público e pela sociedade civil organizada. Segundo o petista, o “Dezembro Amarelo” possui, entre os seus principais objetivos: orientar os munícipes que devem evitar a exposição ao sol, sobretudo, no período da 10h às 16h. Afinal de contas, de acordo com especialistas, trata-se do horário mais propício para afetar a pele das pessoas.

Além disso, o texto prevê ainda que a sociedade possa ser alertada da importância de procurar o dermatologista no mínimo uma vez ao ano para verificar a viável presença de manchas na pele. Para tanto, o cidadão precisa usar, principalmente, sempre o protetor solar não apenas quando for à praia, mas sempre que estiver em contato direto com o sol. Na visão do autor, o brasileiro necessita adquirir o hábito de manter a sua pele oleosa e evitar o câncer de pele.

Para o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o que tem a maior incidência no Brasil. A doença responde por 33% dos diagnósticos feitos por especialistas. Ainda, segundo o órgão, a cada ano são registrados no país mais de 180 mil novos casos de câncer de pele. Com a descoberta precoce, o índice de cura da patologia atinge a 99%. Já com a prevenção permanente a chance de contrair a doença cai de forma radical.

Por Pedro Ferreira, em 26/03/2019.