Projeto prevê o uso de salas ociosas para cursos de qualificação profissional

Vereador Aurelio Alegrete (PPS) quer salas ociosas para cursos técnicosSalas ociosas de escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos poderão ser usadas para a realização de cursos técnicos a alunos da 3ª série do ensino médio, ou que já tenham concluído e que não possuam dinheiro para bancar a Universidade. A iniciativa consta do projeto de lei aprovado em 2º turno, na segunda-feira, dia 12. A ideia partiu do vereador (foto) Aurelio Costa de Oliveira (PPS), o Aurelio Alegrete.

Pelo projeto, a Prefeitura Municipal fica autorizada a ceder salas vazias a empresas públicas ou privadas para que ministrem cursos de qualificação profissional em horários diferentes daqueles do ensino regular. “Os cursos técnicos visam auxiliar na formação acadêmica do aluno e, sobretudo, ajudar no seu ingresso no mercado de trabalho”, garante Aurelio Alegrete.

As vagas serão preenchidas por processo de seleção, isto é, de uma prova e da análise do currículo escolar do candidato. A referida prova será elaborada pela empresa que ministrará o curso, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação. Já a avaliação do currículo terá como base as notas obtidas pelo estudante e a sua assiduidade no ensino médio.

Além disso, o conteúdo programático do curso deverá ser submetido pela entidade que ministrará a aula técnica à aprovação da pasta da Educação. Por sua vez, as empresas ou entidades responsáveis pelos cursos poderão oferecer estágios aos alunos e ao mesmo tempo, dar-lhes preferência na admissão ou indicá-los a outras firmas. “Queremos incentivar a capacitação profissional de jovens”, finaliza Aurelio Alegrete.