Projeto inclui o Dia do Vidreiro no calendário oficial de eventos

Outrora com um parque industrial notadamente no ramo da fabricação de produtos de vidro que apesar da crise econômica que assola o país, sobretudo, nos últimos anos, permanece forte na cidade, Ferraz de Vasconcelos vai incluir no seu calendário de eventos e festividades oficiais o “Dia do Vidreiro”. A data será comemorada anualmente em 18 de maio de cada ano.

O projeto de lei com essa finalidade acaba de ser elaborado pelo vereador (esq) Claudio Ramos Moreira (PT). O texto em homenagem a essa importante categoria profissional poderá ser lido em plenário e depois encaminhado para análises das comissões competentes da Casa na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 05, a partir das 18h. Por isso, não há ainda uma data para que a matéria seja votada em dois turnos pelo plenário da Casa.

Ainda, de acordo com a matéria, fica o Poder Executivo autorizado a estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas, sem ônus aos cofres locais, com o objetivo de promover eventos alusivos ao “Dia do Vidreiro”. Com isso, poderão ser realizados para celebrar a data pelo setor competente da municipalidade simpósios, palestras e campanhas educativas, entre outros.

Para Claudio Ramos, além de contribuir com a economia local e, portanto, com a geração de empregos, Ferraz de Vasconcelos possui um dado possivelmente desconhecido do grande público, isto é, a cidade detém a maior concentração de vidreiros no segmento manual no Estado de São Paulo. No fundo, dentro desse contexto destacam-se as empresas Luvidarte, Mundial, Royal, Celta, Triax e Glass Leste.

De acordo com o diretor subsede do Sindicato dos Vidreiros de Ferraz e Região, Almir Maciel de Abreu (foto-direita acima), no auge da produção de vidro, a cidade chegou a ter mais 20 empresas. Hoje, esse número gira em torno da metade e emprega cerca de mil operários, porém, no restante do Alto Tietê são mais de cinco empregos, sendo a metade deles apenas na Nadir Figueiredo, em Suzano.

As atividades da profissão incluem, por exemplo, soprador, bolador, prensista, colhedor, fazedor de pé, de asa, virador de forma, cortador e lapidador. Já a linha de produtos abrange espelhos, lentes de farol, taças, jarros, copos, vasos e decoração em geral. Por sua vez, para Almir Maciel, a criação do Dia do Vidreiro representa um reconhecimento do trabalho de toda categoria. Ele agradece o vereador Claudio Ramos.

Por Pedro Ferreira, em 02/08/2019.