O presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos (2º esq) vereador Roberto Antunes de Souza (PMDB) participou de reunião com o secretário estadual da Segurança Pública, Alexandre de Morais, na terça-feira, dia 04, em São Paulo. Na ocasião, ele integrou a comitiva ferrazense liderada pelo prefeito, Acir Filló dos Santos (PSDB), o Acir Filló, o secretário municipal da Administração, Arnaldo Antunes de Souza e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Cleverson Ramos.
Na audiência, as autoridades locais cobraram medidas mais eficientes para enfrentar a criminalidade no município. No fundo, o presidente Roberto de Souza e o prefeito Acir Filló reivindicaram a vinda de mais policiais militares e civis e de mais viaturas. Na atualidade, o efetivo tanto da PM, assim como, o da Polícia Civil encontra-se bastante defasado. Na cidade, o problema não está sendo ainda maior por conta da atuação em conjunta da GCM.
Além disso, no encontro, as autoridades municipais voltaram a pedir a criação de um batalhão da PM, já que, hoje, Ferraz de Vasconcelos possui apenas uma companhia subordinada ao 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M), de Suzano, que, também responde pelo patrulhamento de Poá. A possível instalação de um batalhão resultaria na criação de mais companhias na cidade. Por fazer divisas com os bairros paulistanos de Guaianases, Cidades Tiradentes e o Itaim Paulista, o município acaba refletindo a onda de violência.
Em suma, a cidade termina sendo usada como rota de fuga por criminosos. O secretário da Segurança Pública, por sua vez, prometeu estudar o pacote de medidas de apresentado. Por outro lado, Roberto de Souza e o prefeito, Acir Filló, consideraram a reunião positiva e, ao mesmo tempo, esperam, de fato, que o governo estadual faça alguma concreta para, no mínimo, tentar reduzir os altos índices de criminalidade no município.
Por Pedro Ferreira.