Prefeitura Municipal investiu quase R$4 milhões no esporte e lazer durante o ano passado

De acordo com a sua prestação de contas anual, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Ferraz de Vasconcelos investiu R$3,9 milhões no ano passado. A pasta comandada por José Batista de Souza, o Zé Batista, apresentou o balanço de suas atividades no período citado durante audiência pública (foto) na quarta-feira, dia 04, na Câmara Municipal, no centro.

Mas, apesar dos quase R$4 milhões aplicados no setor, Zé Batista afirmou que precisaria, na realidade, do dobro desse valor para fazer jus à demanda do esporte e lazer na cidade. Por isso, ele fez um apelo para que os vereadores possam elaborar emendas impositivas destinadas à área no orçamento local para o ano que vem. Além disso, o secretário conta ainda com a vinda de recursos oriunda do Estado e da União.

Em todo caso, Zé Batista (foto) comemorou o fato de ter havido uma evolução positiva nos investimentos realizados pela pasta entre os anos de 2019, 2020 e 2021, respectivamente, R$2,2 milhões, R$2,5 milhões e R$3,9 milhões. Mesmo assim, esses percentuais ainda representam menos de 2% do orçamento municipal de pouco mais de R$346 milhões em 2021.

O secretário acrescentou também que dos quase R$4 milhões desembolsados, no ano passado, R$2,4 milhões foram destinados para obras de reformas e manutenção de equipamentos esportivos. Em contrapartida, cerca de R$1,2 milhão foram utilizados na folha de pagamento dos servidores da pasta. Do total, o tesouro local arcou com R$1,5 milhão e o restante veio dos cofres federais.

Cultura

Já a Secretaria da Cultura também fez um balanço dos seus trabalhos no tocante ao segundo semestre de 2021. No período, a pasta chefiada por Rosemeire Crossi, a Rose Crossi (foto) aplicou R$3,1 milhões. Por sua vez, o presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Turismo da Casa, vereador Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco, agradeceu a presença de todos nas duas audiências públicas.

Por Pedro Ferreira, em 05/05/2022.