Em reunião com a maioria dos vereadores, entre eles, o presidente da Casa, Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha, o prefeito, José Carlos Fernandes Chacon (PRB), o Zé Biruta (fundo), anunciou que a administração da cidade descobriu alguns erros no lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano e, por isso, um pouco mais de mil carnês de um total de mais de 42 boletos estão sendo revisados para depois serem emitidos de novo. O encontro ocorreu no Palácio da Uva Itália.
De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, erros de cálculo foram identificados na cobrança do tributo de alguns apartamentos da cidade. No caso, o sistema contido no novo Código Tributário do Município (CTM) confundiu apartamentos com residências, o que acabou gerando as diferenças nos valores. Os condomínios afetados ficam situados nos bairros das Vilas Cristina e Corrêa, no Parque dos Sonhos, no Núcleo do Itaim e na região do Cambiri.
Por isso, a orientação é que os moradores que já pagaram e que moram em apartamentos nos bairros citados acima devem procurar a Secretaria de Fazenda na Rua Pedro Foschini, 200, na Vila Romanópolis, de segunda à sexta-feira, no horário comercial. Segundo o órgão, a parcela única a ser emitida ou a primeira cota para quem preferir pagar o imposto de forma gradativa vencem no próximo dia 10 do corrente. Além disso, foi detectado ainda falha na cobrança da taxa de lixo.
Na audiência, os vereadores e o prefeito discutiram também sobre a taxa de Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP) para quem possui terrenos vazios na cidade. No fundo, houve um consenso de que o valor deverá ser reduzido por meio de uma nova revisão do CTM a ser enviada ao Legislativo nos próximos dias. Quem já pagou, deve também procurar a Fazenda para alterar o valor. Já o munícipe que efetuou o pagamento, a diferença será compensada no carnê de 2019.
A titular da Fazenda,, Silvana Francinete da Silva, pediu a compreensão dos munícipes e ajuda para que possíveis problemas sejam resolvidos. “É a primeira vez que trabalhamos com este tipo de cálculo e sistema depois da aprovação do novo Código Tributário. Falhas acontecem, mas de 42 mil carnês que emitidos, apenas mil, aproximadamente, serão revisados. De qualquer forma, pedimos a compreensão e colaboração dos ferrazenses. Esperamos que eles nos procurem para regularizarmos cada caso”, afirmou a secretária.
Além de Inha, participaram da reunião, Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro, José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz, Pedro Paulo de Almeida (PR), o Professor Pedro, Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB), Alexandre Barbosa dos Santos (PDT), o Professor Xandão, Ananias Coelho Neto (PSL), o Neto Cambiri, Antonio Marcos Atanázio (MDB), o Marcos BR, Cláudio Ramos Moreira (PT), Eliel de Souza (PR), o Eliel Fox, Lairton Dantas Pessoa (PRB), o Primo Ceará, Luiz Fabio Alves da Silva (MDB), o Fabinho, Marcos Antonio Castello (SD), o Ratinho e Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue e o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Bruno Daniel Oliveira.
Por Pedro Ferreira, em 06/04/2018, com a colaboração de Letícia Riente da Comunicação da Prefeitura.