O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos poderá ser gerido em parceria com uma Organização Social de Saúde (OSS). O edital para à contratação de uma entidade já está pronto e deverá ser publicado nos próximos dias. A informação foi dada pela secretária municipal de Saúde (foto) Tânia Mara Porfírio, durante audiência pública para avaliar a aplicação de recursos no setor, no tocante, ao 1º quadrimestre deste ano, na quinta-feira, dia 15, na Câmara Municipal, no centro.
Para a secretária, a medida visa reduzir o déficit de médicos no município, principalmente, para atuar no Samu, tendo em vista, a dificuldade para a admissão de profissionais, sobretudo, por conta do escândalo dos dedos de silicone. Ainda, segundo Tânia Porfírio, trata-se de uma ação paliativa que poderá suprir a falta de médicos no momento. Hoje, a rede básica de saúde local dispõe de 107 médicos, porém, o ideal seria a administração contratar, no mínimo, mais 20 profissionais.
O anúncio do fechamento da possível parceria com uma OSS causou surpresa aos vereadores presentes. Por isso, o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura, Turismo e Lazer (CPSECLT), vereador (foto-centro) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, disse que a Câmara Municipal pretende fazer uma audiência pública com a entidade vencedora para discutir o assunto. A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Dulciléia da Silva Oliveira criticou o fato de o órgão não ter sido consultado, conforme prevê a legislação.
Por sua vez, até abril do corrente, a Prefeitura Municipal investiu R$8,9 milhões em saúde. No período, ocorreu uma produção de mais de 321,2 mil procedimentos, deste total 123,2 mil foram de exames laboratoriais e 20,6 mil de clínica-geral. Tânia Porfírio afirmou que a pasta cumpre o seu papel ao promover o atendimento básico. Ela pediu o apoio de vereadores e da sociedade para melhorar a qualidade do atendimento no setor. Já a vereadora Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV, cobrou mais melhorias na saúde.