A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em segundo turno o projeto de decreto legislativo que concede o título de cidadão local ao juiz de Direito titular da 3ª Vara da Comarca da cidade, Dr. João Walter Cotrim Machado (centro), na sessão ordinária, nesta terça-feira, dia 19. Na sequência, a principal honraria do município foi entregue ao magistrado em sessão solene. A cerimônia reuniu a prefeita, Priscila Gambale (PSD) e o deputado estadual, Rodrigo Gambale (PSL), entre outros convidados civis e militares.
A homenagem ocorreu em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade ferrazense pelo Dr. João Walter Cotrim Machado. O magistrado já dirigiu o Fórum situado no bairro do Tanquinho nos biênios de 2012/2014 e 2017/2019. Além disso, o juiz trabalhou como defensor público em 2007 e advogado da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), de 2001 a 2004. Na Comarca local, atuou ainda na rede de proteção à infância e a juventude. Aliás, esse é o assunto que mais fascina o magistrado no dia a dia.
Paulistano, o Dr. João Walter Cotrim Machado (foto), 44 anos, formou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em 2000. Depois, o magistrado cursou especialização em Direito Contratual na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, de 2002 a 2003, e pós-graduação lato sensu, em métodos alternativos de solução de conflitos na Escola Paulista da Magistratura (EPM), de 2016 a 2017. Fez mestrado em direito e gestão de conflitos, na Universidade de Araraquara (Uniara). Antes de vir trabalhar em Ferraz, atuou nas cidades de Tupã e Promissão no interior paulista.
Na atualidade, os seus principais desafios são a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), órgão responsável por audiência de conciliação, da 4ª Vara, já que a Comarca local possui hoje três varas cumulativas. Com isso, a intenção será individualizar as demandas. Além disso, o Dr. João Walter quer ainda a instalação dos cartórios de Notas e Protestos, e de Registro de Imóveis, tendo em vista, que no momento o cidadão precisar à Poá. Enfim, para o magistrado, a justiça tem de agir com um olhar humanitário. O juiz agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem. “Um dos dias mais felizes da minha vida”, declarou.
Autoria
O decreto legislativo foi liderado pelo vereador Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho (1º esq acima), porém, o texto também foi assinado pela maioria dos parlamentares da Casa. Além de Tonho, usaram a tribuna para enaltecer o trabalho do Dr. João Walter, os vereadores Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, David Francisco dos Santos Júnior (PSD), o David Júnior, e o presidente do Legislativo, Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha. A prefeita, Priscila Gambale e o deputado Rodrigo Gambale também exaltaram a trajetória profissional do homenageado. Inha (1º dir) agradeceu a presença de todos na cerimônia.
Por Pedro Ferreira, em 19/10/2021.