Por orientação das autoridades de saúde pública, o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB) decidiu não permitir o acesso de munícipes ao plenário da Casa durante sessões plenárias já a partir desta segunda-feira, dia 16, a partir das 18h. A medida preventiva e por tempo indeterminado visa contribuir para conter o avanço do coronavírus, na cidade.
Por isso, o vereador Nicolas (foto) espera receber a devida compreensão do público (foto-abaixo) que acompanha o cotidiano dos trabalhos ordinários do Poder Legislativo, em geral. Para ele, trata-se de uma iniciativa momentânea e, portanto, como as ações preventivas estão sendo adotadas pelas autoridades brasileiras de saúde pública em pouco tempo o surto da doença será controlado. “Não há motivos para pânico”, comenta o presidente. O ato também suspende a realização de audiências públicas.
No Alto Tietê, Ferraz é o único município a registrar oficialmente dois casos de contaminação do coronavírus. A primeira vítima contraiu a doença no seu local de trabalho, isto é, em um hospital, na capital paulista e depois infectou uma pessoa no seu convívio moradora na Vila Solar. Além disso, a cidade contabiliza 13 casos suspeitos da virose, sendo dois deles de outras cidades, até o último domingo, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. No país, o número de vítimas já passa de 200 infectados.
A pandemia, ou seja, o surto da doença em massa foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) há pouco tempo. A transmissão do coronavírus começou inicialmente na China e, no momento, atinge, sobretudo, países europeus, entre eles, a Itália. Para infectologistas, evitar a aglomeração de pessoas é uma medida apropriada para impedir o crescimento indiscriminado da doença.
Por Pedro Ferreira, em 16/03/2020.