PMs são homenageados por evitar suicídio de homem na Estação Gianetti

Uma equipe de policiais militares (foto) da 3ª Companhia da corporação na cidade que impediu uma tentativa de suicídio de um homem aparentando ter 40 anos de idade na estação ferroviária Antônio Gianetti Neto, no Parque São Francisco, foi agraciada uma moção de aplauso pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. O tributo do vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, foi aprovado em única discussão na sessão ordinária, na terça-feira, dia 7. O ato heroico aconteceu em novembro do ano.

De acordo com o documento, na ocasião, o cidadão estava bem transtornado, possivelmente, sob o efeito de entorpecente e alegava que a sua vida não tinha mais sentido porque enfrentava problemas no ambiente familiar. Por isso, a equipe de soldados convenceu o tentante depois de muito diálogo a evitar a tragédia pessoal. Na realidade, o cabo Clayton Pereira Mendonça se aproximou do homem, segurou o seu braço e amarrou uma corda no tronco.

Após essa ação bem-sucedida do soldado, o munícipe foi levado para um local apropriado, onde acabou sendo atendido por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para Eliel Fox (foto), a missão da PM paulista é fazer o cumprimento de leis, combater o crime, preservar a ordem pública e, acima de tudo, proteger pessoas como, por exemplo, aconteceu em novembro quando impossibilitou a tentativa de suicídio.

Aliás, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio aparece como sendo a quarta causa de morte recorrente ficando, portanto, somente abaixo dos óbitos oriundos de acidentes de trânsito, de vítimas fatais da tuberculose  e da violência interpessoal. Ainda, de acordo com o órgão, mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida por ano, o que representa uma a cada 100 mil mortes registradas no planeta. “São números alarmantes e preocupantes”, finalizou Eliel Fox.

Defensores da vida

Na verdade, foram homenageados também com a moção de aplauso, pelo serviço relevante mencionado acima, além do cabo Clayton Pereira Mendonça, o 2º sargento Deivison Rego Lione, os cabos Alex Leoncio Reis, Clayton Campos Claudino e Lucas Nunes de França e o soldado Ed Carlos Sebastião da Silva. O gesto humanitário ganhou elogios ainda dos vereadores Claudio Roberto Squizato (PL), Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, Roseli Aparecida Messias Ferreira (PSC), a Rose Fitness, e Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ni. Na ocasião, o subtenente Araripe (foto) agradeceu o tributo em nome dos colegas de farda.

Por Pedro Ferreira, em 08/03/2023.