Plenário elege novos membros de quatro comissões permanentes da Casa

Com a recente saída do então vereador David Francisco dos Santos Junior (PSD), o David Junior, que exerceu o cargo na condição de suplente durante mais de 18 meses, o plenário da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos elegeu por votação simbólica os novos membros de quatro comissões permanentes para o restante do biênio 2023/2024. A escolha ocorreu na sessão ordinária, na terça-feira, dia 29. Já a nomeação aconteceu na mesma data.

Assim, o vereador Agílio Nicolas Ribeiro David (PSD) que estava licenciado para chefiar a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos foi eleito como membro das comissões permanentes de Obras e Serviços Públicos e de Proteção e Bem-Estar Animal. Agora, além de Nicolas (foto) integram, respectivamente, os dois colegiados, o presidente Derneval Jardim (PL), o Deí e o relator Flávio de Albuquerque Castilho (PSB), o Flávio do Depósito, o presidente Claudio Roberto Squizato (PL) e  o relator José Juca de Araújo Neto (Podemos), o Juca do São Judas.

Em contrapartida, os vereadores escolheram Jobson Joviano do Carmo Filho (PSB), o Dr. Jobson (foto-abaixo) como membro das comissões permanentes de Defesa dos Direitos do Consumidor e do Idoso. Com isso, na primeira turma também fazem parte, o presidente Claudio Squizato e o relator Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ní, e no segundo grupo, o presidente Flávio do Depósito e o relator Ananias Coelho Neto (Podemos), o Neto do Cambiri. Por outro lado, as comissões permanentes são responsáveis por emitir parecer de matérias afetas a sua abrangência.

Na atualidade, a Câmara Municipal dispõe de 14 comissões permanentes tendo como as mais cobiçadas pelos os vereadores a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de Orçamento, Finanças e Contabilidade (CPOFC) e da Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo (CPSECLT). Convém ressaltar que até o último biênio, ou seja, de 2021 a 2022, suplentes não podiam integrar comissões permanentes, mas para democratizar e permitir a participação de todos,  o Legislativo alterou o seu Regimento Interno (RI).

Por Pedro Ferreira, em 01/09/2023.