Piscinão de Poá já prejudica moradores do Jardim Ferrazense

prefeito-em-exercicio-izidro-neto-centro-conversa-com-moradoras-do-jardim-ferrazenseA construção de um piscinão na Vila Romana em Poá próximo a divisa com Ferraz de Vasconcelos poderá servir para atenuar os impactos de enchentes na cidade vizinha, porém, em compensação antes mesmo de entrar em operação já está causando reflexo negativo aos moradores do Jardim Ferrazense. O assunto foi discutido entre o prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB), o vereador reeleito Claudio Ramos Moreira (PT) e a comunidade nesta terça-feira, dia 8. O encontro (foto) foi articulado pelo parlamentar petista.

Acompanhado do secretário municipal de Serviços Urbanos Marcelo Petegrosso e assessores, Izidro Neto conversou com moradores e prometeu que vai agendar uma reunião nos próximos dias com o prefeito de Poá, Marcos Borges (PPS) para buscar uma solução conjunta. Além disso, o gestor ferrazense anunciou a construção de dois piscinões na região central da cidade para evitar o transbordamento, sobretudo, no período de chuvas torrenciais no início de cada ano. Uma das obras será perto ao Corpo de Bombeiros.

Segundo ele, o dinheiro na ordem de R$7 milhões já está inclusive liberado pelo governo federal, mas como a municipalidade não dispõe da Certidão Negativa de Débito (CND) a verba encontra-se bloqueada. Ele culpou as duas administrações do então prefeito, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge e a atual até o afastamento de Acir Filló dos Santos (sem partido), o Acir Filló, em dezembro do ano passado, pela situação vexatória. Por isso, ele tenta renegociar pendências junto a União. Izidro Neto disse ainda que fará a limpeza do Córrego Ribeirão Itaim.

corrego-ribeirao-itaim-no-jardim-ferrazensePara executar a medida preventiva, o Executivo precisará fazer um contrato para alugar o maquinário porque o atual venceu o prazo. Como a limpeza aumentará a vazão do Ribeiro Itaim (foto) que corta Ferraz e Poá, ironicamente, poderá afetar ainda mais o problema dos habitantes do Jardim Ferrazense. No fundo, como o piscinão de Poá afunilou o leito acaba inundando o bairro como aconteceu no dia 14 de outubro deste ano. Para o aposentado Luiz Rodrigues, o local nunca tinha sofrido ação igual. Ele reside lá há 26 anos.

Por Pedro Ferreira.