Petista tacha de absurdo mais prazo para responder requerimento sobre poda de árvores

Autor de um requerimento aprovado no início deste mês questionando a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos sobre a contratação de uma empresa especializada  para fazer os serviços de limpeza urbana, no ano passado, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) considerou um verdadeiro despropósito a administração da cidade pedir mais 30 dias para poder responder o seu documento. O petista deixou claro o descontentamento com o Poder Executivo, na quinta-feira, dia 21.

Para ele, não tem nenhuma justificativa plausível o setor competente da municipalidade não conseguir reunir todos os dados do contrato dentro de 15 dias conforme prevê o Regimento Interno (RI) da Casa e, com isso, encaminhar as respostas   solicitadas. O parlamentar acredita que essa falha é o resultado do descompasso entre o chefe do Poder Executivo e o titular da pasta de Serviços Urbanos, engenheiro Neudir Ferreira da Rocha.  “Na verdade, é muita incompetência”, dispara.

Ele alega que pelo contrato assinado, o governo municipal paga R$31,5 mil mensais pela poda de árvores.  Em 12 meses, o montante atinge R$310 mil. No entanto, para o petista, o que chama bastante a atenção é o fato desse tipo de trabalho não ser notado nas ruas pela população em geral. Na prática, não apenas o vereador do Partido dos Trabalhadores, a maioria do restante do Legislativo garante que desde 2017 a manutenção de plantas quase inexiste na cidade.

No questionamento à espera de uma resposta, Claudio Ramos quer saber quantos procedimentos foram feitos, isto é, o número de poda e de supressão de árvores pela firma terceirizada até a presente data e quem é o responsável no Poder Executivo pela fiscalização do serviço prestado. Além disso, ele cobra informação se o agente designado para acompanhar o trabalho da prestadora de serviço possui conhecimento técnico.

Nele, o petista questiona ainda porque existe tanta demora no atendimento de pedidos de poda de plantas considerados emergenciais, na maioria das vezes, por estar próximas da rede elétrica, já que a empresa contratada começou a suas atividades na cidade, em setembro de 2019. “Em suma, tenho recebido muita reclamação desse assunto nas redes sociais por munícipes que solicitam a poda de árvores a Prefeitura, mas o setor competente apenas autoriza o serviço”, conclui Claudio Ramos.

Por Pedro Ferreira, em 27/05/2020.