Petista quer passar a limpo situação de auxiliar de creche

Vereador Claudio Ramos (PT) vai tentar traçar perfil de auxiliar de crecheEm pleno exercício do seu papel de agente fiscalizador de atos praticados pelo Poder Executivo, o vereador (foto) Claudio Ramos Moreira (PT) requereu informações a municipalidade para que encaminhe a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos toda a situação referente ao cotidiano de Centros Educação Infantil (CEIS). O pedido do petista foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, dia 14. Com isso, a administração da cidade terá um prazo de 15 dias para responder ao questionamento. Alguns servidores acompanharam os trabalhos.

Na prática, o vereador quer que o governo local relate o número de creches próprias e conveniadas, a quantidade de crianças atendidas por cada unidade, o percentual da lista de espera, ou seja, de demanda reprimida e o número de servidores e suas respectivas atribuições por instituição. Segundo ele, o envio desses dados é muito importante para que seja traçado um perfil de todo quadro de ajudante de creche e, ao mesmo tempo, conhecer a sua dura e injusta realidade funcional.

O pano de fundo, que motivou o petista a fazer tal interrogatório refere-se ao fato de o município não vir pagando o piso nacional do professor também  para o assistente de creche. Por isso, ele acredita que essa categoria profissional vem sendo discriminada pelo Poder Executivo. A saída, de acordo com Claudio Ramos, seria a Prefeitura Municipal começar a providenciar uma reforma administrativa de um modo geral. No momento, um auxiliar de creche recebe um pouco mais de mil reais por 40 horas semanais.

Auxiliares de creche reivindicam igualdade salarialO vereador Willians Santos (PSB), o Willians do Gás também saiu em defesa de funcionários desse setor. Para ele, tratam-se de servidores abnegados e, portanto, merecedores do recebimento do piso nacional do professor, hoje, superior a R$1,9 mil. Já Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete disse que a Prefeitura enfrenta uma verdadeira desorganização administrativa. A petista, Maria Simplício Nascimento concorda que o auxiliar de creche (foto) precisa ganhar tratamento salarial igualitário.

Por Pedro Ferreira.