Em pleno exercício do seu papel de agente fiscalizador de atos praticados pelo Poder Executivo, o vereador (foto) Claudio Ramos Moreira (PT) requereu informações a municipalidade para que encaminhe a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos toda a situação referente ao cotidiano de Centros Educação Infantil (CEIS). O pedido do petista foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, dia 14. Com isso, a administração da cidade terá um prazo de 15 dias para responder ao questionamento. Alguns servidores acompanharam os trabalhos.
Na prática, o vereador quer que o governo local relate o número de creches próprias e conveniadas, a quantidade de crianças atendidas por cada unidade, o percentual da lista de espera, ou seja, de demanda reprimida e o número de servidores e suas respectivas atribuições por instituição. Segundo ele, o envio desses dados é muito importante para que seja traçado um perfil de todo quadro de ajudante de creche e, ao mesmo tempo, conhecer a sua dura e injusta realidade funcional.
O pano de fundo, que motivou o petista a fazer tal interrogatório refere-se ao fato de o município não vir pagando o piso nacional do professor também para o assistente de creche. Por isso, ele acredita que essa categoria profissional vem sendo discriminada pelo Poder Executivo. A saída, de acordo com Claudio Ramos, seria a Prefeitura Municipal começar a providenciar uma reforma administrativa de um modo geral. No momento, um auxiliar de creche recebe um pouco mais de mil reais por 40 horas semanais.
O vereador Willians Santos (PSB), o Willians do Gás também saiu em defesa de funcionários desse setor. Para ele, tratam-se de servidores abnegados e, portanto, merecedores do recebimento do piso nacional do professor, hoje, superior a R$1,9 mil. Já Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete disse que a Prefeitura enfrenta uma verdadeira desorganização administrativa. A petista, Maria Simplício Nascimento concorda que o auxiliar de creche (foto) precisa ganhar tratamento salarial igualitário.
Por Pedro Ferreira.