Petista quer a instalação de instituto federal de educação no Parque Dourado

O atual espaço físico onde funcionou o então Complexo Poliesportivo Gotthard Kaesemodel Junior (foto-abaixo), na Avenida Governador Jânio Quadros, no Parque Dourado em Ferraz de Vasconcelos, poderá abrigar uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A ideia será sugerida à Prefeitura Municipal pelo vereador Claudio Ramos Moreira (PT). A indicação tende a ser lida na primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar na próxima terça-feira, dia 7, a partir das 9h.

De acordo com o petista (foto), a instalação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia vai exigir, por exemplo, o fechamento de uma parceria com o governo federal, ou seja, com o Ministério da Educação. Ainda, segundo ele, a criação do órgão educacional na cidade é de suma importância para possibilitar a formação de mão de obra qualificada e, ao mesmo tempo, atender a grande demanda por profissionais capacitados nas indústrias locais e regionais.

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) é um conjunto de instituições de ensino cujas origens remontam ao século passado, porém, o sistema ganhou um enorme impulso em 2008 quando o Congresso Nacional aprovou e o então e atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o texto. Na época, foram criados 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia por meio da integração ou transformação de 31 centros nacionais de educação tecnológica.

Além disso, esse processo originou ainda 75 unidades descentralizadas de ensino, 39 escolas agrotécnicas, sete escolas técnicas federais e oito vinculadas a universidades públicas. Cada instituto federal é organizado em estrutura com vários campi, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e reitoria sendo, portanto, equiparados com as unidades federais presentes em todos os estados brasileiros no Distrito Federal (DF). No Alto Tietê, Suzano foi contemplado com um instituto federal.

Por Pedro Ferreira, em 01/02/2023.